Hemonúcleo de Catanduva atende no Dia das Mães para elevar estoques
Hemonúcleo e o Hemocentro são responsáveis pelo abastecimento de 39 instituições de saúde; objetivo é reforçar número de bolsas de sangue
Foto: DIVULGAÇÃO - Ação visa conscientizar sobre a importância da doação de sangue feminina, que representa apenas 25%
Por Myllayne Lima | 08 de maio, 2022
 

Neste domingo, dia 8 de maio, data em que é celebrado o Dia das Mães, o Hemonúcleo de Catanduva estará aberto até as 13 horas para receber doações de sangue. O objetivo é reforçar o estoque, já que o Hemonúcleo e o Hemocentro são responsáveis pelo abastecimento de 39 instituições de saúde das regiões de São José do Rio Preto e Catanduva. 

De acordo com Natália Colombo, enfermeira do Hemonúcleo de Catanduva, a ação visa conscientizar sobre a importância da doação de sangue feminina, que hoje representa apenas 25% das contribuições mensais. 

No local haverá café da manhã especial. “Tudo oferecido por patrocinadores locais que também desejam prestar homenagem às mães doadoras”, completa. 

Podem doar sangue homens e mulheres com idades de 18 até 69 anos. Jovens com idades entre 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais ou do responsável legal. Após os 60 anos, ambos os sexos, é possível doar a cada seis meses (duas vezes por ano). O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas ou machucados pelo corpo ou na boca.   

Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estarem alimentados (o doador não deve estar em jejum), mas as refeições feitas devem ser leves e não gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação. O doador também não deve ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação e não devem ter fumado nas duas horas que antecedem a doação. Aqueles que tenham feito exame de endoscopia há mais de seis meses também são bem-vindos nas doações.   

Entre os impedimentos temporários para a doação estão os das pessoas resfriadas, mulheres grávidas, que estão amamentando. Aqueles que fizeram tatuagens nos últimos 12 meses também ficam impossibilitados de doarem.   

Em caso de situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis o indicado é aguardar 12 meses para realizar a doação de sangue. Já entre os impedimentos definitivos estão os daqueles que contraíram hepatite após os 11 anos, ou Aids, doenças associadas aos vírus HTLV e doença de chagas. Além de pessoas que usam drogas e pessoas com malária.  

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. A vacina Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose. 

SERVIÇO

 

Horário de funcionamento do Hemonúcleo: de quarta-feira a domingo das 7h às 13h. Endereço: R. Treze de Maio, 974 - Centro, Catanduva·

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Após 40 dias do transplante, Ana Lívia é transferida para a enfermaria
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Vacinação contra a gripe cresce, mas está longe de atingir a meta