HEC humaniza atendimento às pessoas idosas e familiares com Idosoteca
Projeto ‘Construindo mimos’ explora criatividade dos participantes; trabalhos foram expostos em outubro
Foto: Divulgação - Projeto envolveu a confecção de porta-retratos decorados com palitos de sorvete
Por Da Reportagem Local | 12 de novembro, 2024

O Hospital Emílio Carlos, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Fundação Padre Albino, vem desenvolvendo projetos para humanizar o atendimento às pessoas idosas internadas e acolhimento aos familiares. A “Idosoteca”, espaço onde atividades lúdicas e terapêuticas acontecem, tem promovido melhoria na experiência hospitalar dos pacientes mais velhos com momentos de descontração e socialização durante o período de internação.

Entre as atividades realizadas, destaca-se a oficina ‘Confeccionando Mimos’, onde os participantes produzem artigos de artesanato. Recentemente, o projeto envolveu a confecção de porta-retratos decorados com palitos de sorvete. Esses itens foram expostos e distribuídos durante a Semana da Qualidade no início de outubro, quando colaboradores puderam conhecer, por meio de estandes, os diversos projetos de humanização da FPA.

Suelen Matheus, assistente social do hospital, destacou que o objetivo da apresentação foi proporcionar aos colaboradores a experiência do projeto para que se sintam parte integrante. “As atividades desenvolvidas na Idosoteca visam momentos de troca e convivência. A dinâmica “Testando a sorte”, por exemplo, permite que os idosos sorteiem brindes produzidos na oficina, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor. Esta mesma dinâmica foi reproduzida no estande durante a Semana da Qualidade, permitindo que os colaboradores vivenciassem um pouco da experiência de acolhimento oferecida aos pacientes”, explicou.

O relato do senhor Luiz, um dos pacientes participantes da Idosoteca, reforça o impacto positivo da iniciativa. “Durante minha internação tenho refletido muito e antes o que era insignificante hoje tem um grande valor; é maravilhoso viver e tenho muito que agradecer à equipe de assistência que cuidou de mim desde o começo, pois me senti acolhido em tudo. O que fazem aos pacientes é incrível e eu sou muito grato!”, disse emocionado.

Recentemente, o Hospital Emílio Carlos tornou-se o único hospital na região a receber o último nível da certificação estadual ‘Selo Hospital Amigo do Idoso’, o Selo Pleno, por desenvolver abordagens humanizadas que se comprometem em oferecer, além dos cuidados médicos, bem-estar emocional e social aos seus pacientes, especialmente aos mais velhos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 11 de dezembro de 2024
Estoque do tipo sanguíneo O- está em nível crítico no Hemonúcleo
Por Da Reportagem Local | 11 de dezembro de 2024
Mais de 21% das pessoas atendidas no HB tinham suspeita de lesões
Por Da Reportagem Local | 11 de dezembro de 2024
Mutirão do Dezembro Laranja atende mais de 50 pessoas no Emílio Carlos