O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto foi o primeiro hospital do Noroeste Paulista a realizar cirurgia para correção da malformação mielomeningocele em bebê ainda no útero da mãe. A mielomeningocele consiste em um defeito na coluna vertebral e/ou da medula espinhal durante a gestação.
Para o cirurgião fetal do HCM, Gustavo Henrique de Oliveira, a realização do procedimento, além de um marco na instituição, é importante avanço no conhecimento para a equipe médica.
“Hoje em dia somente dois centros no país fazem essa técnica de correção minimamente invasiva devido à alta complexidade e necessidade de treinamento intenso e multidisciplinar. Somos os primeiros no noroeste paulista a fazer essa cirurgia. Esse marco histórico mostra que nossa equipe de profissionais está bem capacitada e apta para fazer em ocasiões futuras”, ressaltou.
O médico disse ainda sobre a importância e necessidade desse tipo de cirurgia. “Essa técnica é muito benéfica para as pacientes, pois com essa correção, os bebês têm mais chances de um melhor desenvolvimento neurológico, como também de deambulação, proporcionando uma vida mais adequada ao bebê.”
A paciente V.C.C.F. descobriu a malformação ao fazer um ultrassom com 20 semanas de gestação. O procedimento durou cerca de três horas e contou com uma equipe multidisciplinar com nove profissionais.
“Para mim foi um susto. Fiquei com medo e imaginei que pudesse ser bem grave, porque tive outras quatro gestações e nunca tinha passado por isso. Mas agora estou aliviada e esse susto passou. Sou muito grata ao HCM, a todos os profissionais desse hospital, gostei muito de todo o atendimento que recebi”, disse a mãe.
Autor