O Hospital de Base de São José do Rio Preto encerra 2024 como uma das principais instituições de referência na neurologia no Estado de São Paulo. Este ano, o HB realizou importantes investimentos em tecnologia e na infraestrutura da neurocirurgia e do tratamento de AVC. Os investimentos feitos nesses serviços pela Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), mantenedora do HB, ultrapassam R$ 6,5 milhões.
Estes recursos são fundamentais, pois a demanda vem crescendo ano a ano. Nos primeiros 11 meses deste ano, 3.236 pacientes foram internados pelo serviço, número 22% maior do que as 2.660 pessoas hospitalizadas em 2022. Houve aumento também no total de neurocirurgias. Até outubro, 1.745 pacientes haviam sido operados, superando já os 1.695 procedimentos de todo o ano de 2022.
Os pacientes dispõem no HB de equipe multidisciplinar altamente especializada e o que há de mais moderno em tecnologia. Este ano, o hospital passou a contar com o microscópio neurocirúrgico mais moderno do mundo, o Kinevo 900 da Zeiss, aliado a colaborar para que o neurocirugião realize os procedimentos com ainda mais precisão, segurança e resolutividade.
“O Kinevo 900 oferece muita segurança no intraoperatório, nos ajudando a atingir a retirada do tumor de forma completa graças à alta tecnologia embarcada e sistema integrado com o neuronavegador”, ressalta o neurocirurgião Carlos Rocha.
A alta tecnologia também está presente no centro cirúrgico do Hospital de Base, o maior do interior paulista e um dos maiores do país. Ele conta com 35 salas, inclusive uma sala cirúrgica inteligente dotada do sistema Buzz, um hub de informações centrais baseado em rede para roteamento, exibição, interação, transmissão, gravação e aprimoramento de imagens médicas, conteúdo de software e vídeos.
ESCOLIOSE
O Serviço de Escoliose da Funfarme tem se consolidado como um dos principais centros de referência no Brasil para o tratamento de deformidades da coluna vertebral, com ênfase na qualidade técnica, estrutura avançada e uma abordagem multidisciplinar focada na recuperação plena dos pacientes. O serviço dispõe de equipamentos modernos que garantem precisão e segurança em todos os procedimentos.
O setor é liderado por equipe altamente especializada, formada por neurocirurgiões experientes, dedicados exclusivamente ao tratamento de deformidades da coluna vertebral, assegurando excelência em procedimentos de alta complexidade, além de anestesistas especializados em cirurgias de grande porte.
UNIDADE DE AVC
A Unidade de AVC - Acidente Vascular Cerebral, que já era referência no interior paulista, conquistou este ano a certificação internacional WSO Angels Awards - Nível Diamante, conferida pela Organização Mundial do AVC, que atesta a excelência do atendimento prestado por sua Unidade de AVC, e recebeu também importantes investimentos por parte da Funfarme.
A unidade conta, a partir deste ano, com um andar inteiro dedicado ao atendimento e tratamento de pacientes com AVC, uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. É o único serviço de São José do Rio Preto que funciona 24 horas por dia, ininterruptamente.
Concentrar todas as atividades num mesmo andar, permite aos profissionais das áreas clínica e cirúrgica oferecerem atendimento ainda mais ágil, com maior resolutividade no diagnóstico e tratamento da doença.
A nova Unidade de AVC possui 10 leitos específicos de internação neurológica, além de 34 leitos de enfermaria, uma UTI neurológica com 20 leitos e equipe com 7 neurologistas, 3 neurointervencionistas e neurocirurgiões juntamente com uma equipe multidisciplinar com mais de 100 profissionais, dentre eles, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistente social.
Um dos muitos diferenciais, imprescindível em se tratando de AVC, é a rapidez do atendimento. Ao dar entrada no HB, o paciente é avaliado pelo neurologista em até 10 minutos (o chamado porta-neurologista), enquanto no Brasil a média é de 30 minutos. Já para fazer o exame de imagem diagnóstico do AVC, a equipe demanda 15 minutos. Já no Brasil, são 25 minutos.
Autor