HB implanta exames que reduzem diagnósticos de 6 dias para até 6h
Aceleração das etapas permite ao médico definir o tratamento medicamentoso mais assertivo e iniciá-lo logo
Foto: Divulgação - Médica infectologista Cássia Estofolete opera equipamento que agiliza diagnósticos
Por Da Reportagem Local | 26 de novembro, 2024

O Hospital de Base de Rio Preto começa a realizar dois novos exames que reduzem significativamente o tempo para o diagnóstico de infecções respiratórias e de sepse em pacientes atendidos na instituição. Os novos exames, baseados em biologia molecular, detectam com alta sensibilidade e especificidade os microrganismos nas amostras analisadas, permitindo a realização do diagnóstico precoce. Nesses novos testes, o tempo de identificação dos agentes é de até 6 horas, enquanto na técnica convencional pode chegar a 6 dias.

Esta redução no tempo para o diagnóstico é fundamental, pois as infecções respiratórias e a sepse causam danos graves ao paciente e perda de qualidade de vida. “Acelerar o diagnóstico permite ao médico definir o tratamento medicamentoso mais assertivo e iniciá-lo logo, o que terá impactos muito positivos para a saúde e bem-estar dos pacientes”, ressalta a médica infectologista Cássia Estofolete.

O exame para diagnóstico das infecções respiratórias permite identificar, simultaneamente, 24 vírus, incluindo os principais agentes causadores de infecções respiratórias em humanos, como o vírus da influenza (A, B e subtipos), vírus sincicial respiratório (VSR), coronavírus (incluindo variantes como SARS-CoV-2, MERS e outros coronavírus sazonais), rinovírus, metapneumovírus humano, adenovírus, parainfluenza (tipos 1, 2, 3 e 4), bocavírus e outros patógenos respiratórios, Bordetella pertussis e B. parapertussis e Mycoplasma pneumoniae.

Já o exame para diagnóstico de agentes microbianos da sepse permite identificar mais de 36 espécies de microrganismos e 20 genes determinantes de resistência, e possibilitará, após a detecção laboratorial de bactérias no sangue, a identificação, em cerca de 6 horas, dos agentes da infecção e seus mecanismos de resistência aos antibióticos de importância clínica. “O teste nos permite diferenciar a sepse de outras condições inflamatórias e otimizar o tratamento com antibióticos, resultando em melhora do prognóstico dos pacientes”, salienta Cássia.

A implantação dos exames pelo Hospital de Base irá beneficiar milhares de pessoas que contraem essas doenças anualmente na região noroeste paulista.

A sepse acomete, por ano no Brasil, ao menos 400 mil adultos, dos quais 240 mil morrem, segundo o Ministério da Saúde. Já as doenças respiratórias causaram mais de 9,5 milhões de internações e mais de 1 milhão de mortes no Brasil, entre 2008 e 2021, segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com base em dados do Ministério da Saúde.

Os principais beneficiados por estes exames, segundo a infectologista do HB de Rio Preto, são pacientes em UTI, onco-hematológico, oncológicos e imunossuprimidos graves, no caso da sepse, e crianças e idosos, no caso das doenças respiratórias.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 12 de dezembro de 2024
HUSD apresenta projeto no maior congresso de segurança do paciente
Por Da Reportagem Local | 11 de dezembro de 2024
Estoque do tipo sanguíneo O- está em nível crítico no Hemonúcleo
Por Da Reportagem Local | 11 de dezembro de 2024
Mais de 21% das pessoas atendidas no HB tinham suspeita de lesões