Guri abre mais de 31 mil vagas de música; na região são 931
Foto: Bruno Fernandes - Aluno aprende a tocar violino de forma gratuita nas aulas do Guri
Aulas começam em 4 de agosto, mas as inscrições podem ser feitas até 29 de agosto pelo site do programa
Por Da Reportagem Local | 29 de julho, 2025

Estão abertas as matrículas para o segundo semestre do Guri, programa gratuito de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Com mais de 31 mil vagas em polos espalhados por todo o estado, crianças, adolescentes, jovens e adultos podem se inscrever para aprender canto e diversos instrumentos, do popular ao erudito, sem precisar ter conhecimento prévio.

As aulas começam em 4 de agosto, mas as inscrições podem ser feitas até 29 de agosto, ou enquanto houver vagas, pelo site https://souguri.art.br. Na região, há 931 vagas disponíveis, sendo 503 em Urupês (10 cursos), 272 em Pindorama (4 cursos) e 156 em Ibirá (3 cursos).

“O Guri completa este ano 30 anos de história e se firma como um dos maiores e mais consistentes programas de formação musical do país. Mais de um milhão de estudantes já passaram por seus cursos e, agora, o que já era grandioso está indo ainda mais longe. Para além dos polos fixos e da Fundação CASA, estamos ampliando o alcance do programa para as redes municipais e estaduais de ensino, levando educação musical gratuita a ainda mais crianças, adolescentes e jovens”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Essa ampliação também vem acompanhada da diversidade de cursos. São aulas de instrumentos como violão, guitarra, bateria, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, piano, teclado e percussão, entre outros. Há ainda opções voltadas à formação orquestral, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, entre outros.

Além das aulas práticas, o Guri oferece também teoria musical, canto coral e práticas de conjunto, organizadas de acordo com os diferentes instrumentos e perfis das turmas.

Para se matricular, é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar na companhia de um responsável e apresentar os documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa responsável (original e cópia), uma foto 3x4 recente do aluno ou aluna e um comprovante de endereço para consulta. A lista completa dos cursos e endereços está disponível no site do Guri.

VAGAS DO GURI NA REGIÃO

Urupês – 503 vagas

Cursos: Iniciação Musical para Adultos, Iniciação Musical para Crianças, Musicalização Infantil, Percussão, Teclado, Viola, Violão, Violino, Violino/Viola, Violoncelo/Contrabaixo Acústico

Rua Francisco Moreira da Silva, 246 - Jardim Italia

(17) 3552-1956

Pindorama – 272 vagas

Cursos: Iniciação Musical para Adultos, Iniciação Musical para Crianças, Percussão, Musicalização Infantil e Violão

Rua Antonio Gonçalves s/n - Estação Ferroviária

(17) 99766-5112

Ibirá – 156 vagas

Cursos: Iniciação Musical para Adultos, Iniciação Musical para Crianças, Percussão e Violão

Av. Dr. Hugo Beolchi Junior, 635 – Termas de Ibirá

(17) 3551-1757

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
Artesãos fazem feira de forma independente na Estação Cultura
Por Da Reportagem Local | 26 de setembro de 2025
‘Dança em Foco’ tem três dias de apresentações no Teatro Municipal
Por Da Reportagem Local | 25 de setembro de 2025
Cine Debate exibe filme queniano premiado em festivais independentes