Ginecologista destaca cuidados para prevenir o câncer de colo de útero
Marcia Rebellato afirma que o exame Papanicolau deve ser feito mesmo que não haja sintomas
Crédito: Unimed Catanduva - Marcia Rebellato orienta que a consulta ginecológica seja feita ao menos uma vez por ano
Por Da Reportagem Local | 19 de janeiro, 2024

O Janeiro Verde é uma campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero, que é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma. A campanha é realizada no mês de janeiro, que é o mês do aniversário da primeira vacina contra o HPV, o vírus causador do câncer de colo do útero.

No Brasil, a campanha Janeiro Verde é promovida por diversas instituições, como o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

A campanha tem como objetivo informar a população, em especial as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

A prevenção pode ser feita através da vacinação contra o HPV, recomendada para meninas de 9 a 14 anos, e da realização do exame Papanicolau, que deve ser realizado anualmente a partir dos 25 anos de idade. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de colo do útero, pois, quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura são de mais de 90%. Por isso, a campanha é vista como uma oportunidade para que a população não apenas se informe sobre a doença, mas também participe de ações preventivas.

“O exame Papanicolau deve ser feito mesmo que não haja sintomas, pois, a grande maioria das mulheres procura ajuda somente quando algo não está dentro das normalidades, e isso é um grande equívoco. É importante que a consulta ginecológica seja realizada ao menos uma vez por ano, para que métodos preventivos sejam adotados na rotina da mulher”, explica a ginecologista Marcia Rebellato.

Para ter uma vida saudável, é importante adotar a prevenção como parte da rotina, e no contexto da saúde da mulher, isso inclui exames regulares, consultas ginecológicas periódicas e a adoção de hábitos saudáveis.

A Unimed Catanduva conta com equipe de 29 médicos ginecologistas dedicados a atender às necessidades específicas da saúde feminina. Esses profissionais estão à disposição para oferecer suporte, esclarecimentos e cuidados preventivos que promovem o autocuidado e o bem-estar geral.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade