No cenário desafiador da saúde, onde a segurança do paciente é prioridade inegociável, as equipes de enfermagem dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino deram passo significativo em direção à excelência cirúrgica.
Nos dias 9, 10, 14 e 15 de agosto, essas equipes participaram de treinamento, que não só promoveu medidas de prevenção e controle de infecções no ambiente cirúrgico, mas também trouxe uma dose de descontração e aprendizado.
Com foco nas diretrizes da Meta 04 de Segurança do Paciente, relacionada à Cirurgia Segura, e nos protocolos institucionais de cuidados durante as cirurgias, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem fizeram imersão em treinamento inovador que utilizou a criatividade como ferramenta de ensino.
A coordenadora de enfermagem no Núcleo de Educação Permanente, Erika Esteves, explicou. "Nós queríamos trazer uma abordagem diferente e envolvente para garantir que as informações fossem assimiladas de maneira eficaz."
A gincana, conduzida no formato do jogo "passa ou repassa", despertou o espírito competitivo e a agilidade dos colaboradores.
“A dinâmica era simples. Os participantes respondiam a perguntas pertinentes à temática da segurança e controle de infecções no ambiente cirúrgico. Quem apertasse o botão primeiro tinha a oportunidade de responder. E assim, de forma colaborativa e animada, os conhecimentos foram compartilhados, revistos e consolidados”, explicou Erika, que destacou a importância dessa abordagem.
"O treinamento não precisa ser monótono. Pelo contrário, quando é lúdico e envolvente como esse, os profissionais se sentem mais motivados a absorver as informações e a aplicá-las em suas práticas diárias", complementou.
Além da dedicação das equipes de enfermagem, agradecimento especial foi feito ao Departamento de Manutenção dos hospitais. Luís Adriano Gomes, supervisor, e Jhonatas Oliveira, coordenador, desempenharam papel fundamental ao confeccionar o totem com os botões de respostas, parte crucial da dinâmica da gincana.
No universo desafiador da saúde iniciativas como essa ressaltam o comprometimento das equipes em oferecer o mais alto nível de cuidado aos pacientes.
“Unindo aprendizado e diversão, os hospitais da FPA estão redefinindo a forma como a educação e a capacitação podem contribuir para um ambiente cirúrgico mais seguro e livre de infecções, demonstrando que a inovação é um aliado poderoso na busca pela excelência”, destacou Erika Esteves.
O treinamento contou com o apoio das profissionais Raquel Bueno de Campos Garcia, do Núcleo de Segurança do Paciente; Rosana Marcelino Braz, do Serviço e Controle de Infecção Hospitalar/HEC; e Patrícia Helena de Oliveira, do SCIH/HPA.
Autor