O presidente do Conselho de Administração, o presidente da Diretoria Executiva e o coordenador de Captação de Recursos da Fundação Padre Albino, José Carlos Rodrigues Amarante, Reginaldo Donizeti Lopes e Júlio César Luiz, respectivamente, participaram do 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Brasília (DF).
Entre os temas discutidos, uma questão que tem preocupado demasiadamente o setor da saúde: a sanção da lei que instituiu o Piso Nacional da Enfermagem, sem a indicação de fonte de recurso para o custeio.
Advogados e representantes do setor de saúde explanaram sobre o cenário e, na ocasião, foi apresentada pesquisa inédita, realizada pelas cinco maiores entidades do setor hospitalar brasileiro, com a participação de 2.511 instituições de saúde de todas as regiões do Brasil, apontado que serão fechados cerca de 27 leitos por instituição, ou seja, mais de 20 mil leitos.
Além disso, o resultado do levantamento mostra que mais de 83 mil postos de trabalho terão de ser fechados apenas nas instituições respondentes.
A pesquisa foi realizada pela Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) – e noticiada por O Regional no último sábado.
Foi assinada carta na qual as cinco maiores entidades do setor hospitalar relatam o impacto do Piso nacional da Enfermagem para a área de saúde. Gestores de hospitais instalados em diversas partes do Brasil, inclusive de municípios onde a Santa Casa é o único equipamento de saúde disponível, também relataram a difícil situação financeira que vêm enfrentando.
Autor