Fundação realiza mapeamento da jornada de atendimento oncológico
Projeto pretende transformar a experiência dos pacientes desde a porta de entrada até a pós-alta no HCC
Foto: Divulgação/FPA - Participantes contribuíram com suas experiências por meio da colagem de post-its
Por Da Reportagem Local | 11 de julho, 2024

Parceria entre a área de Relacionamento com o Cliente e o Escritório de Melhoria de Processos dos hospitais da Fundação Padre Albino iniciou, em 2 de julho, projeto para mapear o ciclo de atendimento oncológico do Hospital de Câncer de Catanduva - HCC, utilizando a metodologia de Design Thinking.

O objetivo é verificar todo o caminho do paciente dentro da unidade, potencializando os pontos fortes e identificando oportunidades de melhoria, sempre colocando as necessidades no centro do processo. Abordagem estruturada e criativa que desenvolve soluções inovadoras e centradas no ser humano.

A coordenadora de Atendimento ao Cliente e Humanização, Maristela Neves, iniciou a reunião destacando a importância da colaboração entre os diversos membros da equipe multidisciplinar. “Em processos colaborativos como este é fundamental o envolvimento de todas as partes interessadas para obtermos resultados relevantes”, afirmou, agradecendo a participação de todos.

Natália Cristina Roma, auxiliar administrativo da área de Relacionamento com o Cliente, apresentou o conceito de mapeamento da jornada do cliente, que abrange desde o primeiro contato com a instituição até a pós-alta. “Compreender a jornada aprimora a experiência do cliente, aumenta a eficiência e impulsiona a retenção de pacientes”, explicou.

Durante o encontro foi apresentada a plataforma PeopleXperience, utilizada pela instituição para mapeamentos de processos. “Para entendermos melhor o processo fizemos atividade prática de cocriação, onde todos os participantes contribuíram com suas experiências por meio da colagem de post-its para identificar gaps, dores e desafios na jornada da assistência oncológica do HCC e também dos Hospitais Padre Albino e Emílio Carlos”, destacou.

Além disso, os profissionais da qualidade apresentaram resultados de outras ferramentas utilizadas, como a observação in loco, a voz do cliente e o diagrama de espaguete, que visualiza o fluxo de pessoas, materiais ou informações no ambiente, destacando os caminhos percorridos ao longo do tempo. 

Adriani de Souza Moraes, gerente da Qualidade dos hospitais da FPA, enfatizou a importância da melhoria contínua dos processos anunciando que o próximo passo será novo encontro para definir ações e conclusões baseadas no levantamento realizado.

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Da Reportagem Local
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