
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, ontem, o início da nebulização noturna contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O carro da nebulização passará pelos bairros entre 18 e 23 horas, cumprindo sempre três noites numa mesma rota.
Portanto, a atividade iniciada na segunda-feira, 17, prosseguirá até quarta-feira, 19, nos bairros Parque Flamingo, Gaviolli e Giordano Mestrinelli. Essa mesma região foi a primeira a receber o arrastão contra a dengue, no início deste mês, para retirada de potenciais criadouros.
Para que a nebulização seja efetiva, a orientação da Secretaria de Saúde é que os moradores mantenham portas e janelas abertas para facilitar a entrada do inseticida, guardem animais domésticos, aquários e gaiolas em cômodos fechados, e eliminem recipientes com água parada.
“O veneno só atinge os mosquitos que já estão voando. A nebulização é parte das ações, mas não resolve nada sozinha. A população precisa eliminar criadouros para impedir a reprodução do Aedes aegypti”, reforça o setor.
Até a última sexta-feira, 14, Catanduva somava 761 casos positivos de dengue desde o início do ano, além de 1.438 exames em análise. Foram confirmadas três mortes pela doença, em 2025, e outros quatro óbitos estão em investigação.
Autor
