FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes
Em parceria com o Instituto Paulista, capacitação é gratuita e focada no cuidado e autonomia da pessoa idosa
Foto: Divulgação/FPA - Cerca de 800 profissionais participam das aulas em instituições do Brasil e Portugal
Por Da Reportagem Local | 18 de abril, 2024

A Fundação Padre Albino está oferecendo para a equipe multiprofissional e assistencial dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino e Recanto Monsenhor Albino, o Curso Básico e Internacional de Gerontologia e Geriatria, em parceria com o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermírio de Moraes (IPGG), ligado à Secretaria de Saúde de São Paulo.

A abertura oficial aconteceu na sexta-feira, 12, na sala de treinamentos do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Emílio Carlos, sede das aulas transmitidas ao vivo para todas as instituições inscritas, entre elas a Fundação Padre Albino. A aula magna foi ministrada pelo coordenador de Mestrado em Gerontologia Social pela Universidade Católica de Portuguesa (Portugal), Antonio Fonseca.

O objetivo do curso livre é capacitar gratuitamente, com aulas presenciais e online, os profissionais e graduandos da saúde e que atuam na área assistencial no processo de envelhecimento, segundo descreve o site do IPGG, dando atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa e o desenvolvimento educacional em gerontologia no âmbito do SUS.

Dentro do conteúdo programático estão temas de relevância que abordam desde o etarismo até assuntos fisiológicos como ‘Instabilidade e Queda: síndrome do imobilismo’, ‘Acessibilidade e Cidade Segura’; ‘Incontinência Urinária/Fecal’ e ‘Vulnerabilidade: tipos de violência contra a pessoa Idosa’.

“Precisamos nos atentar à necessidade de implementar políticas públicas capazes de oferecer suporte ao processo de envelhecimento e serviços que promovam a saúde, principalmente da recuperação de doenças. Nossa proposta é capacitar as equipes de assistência que trabalham nas unidades hospitalares e de longa permanência da Fundação Padre Albino, com enfoque no desempenho do cuidado e na atenção à manutenção da autonomia das pessoas idosas atendidas”, explica a coordenadora de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente da FPA, Érika Fachim Esteves.

Além das vagas presenciais para aulas no próprio IPGG, 61 instituições polos foram distribuídas pelo Brasil e em Portugal, com aproximadamente 800 inscritos. As aulas são quinzenais e vão até dezembro. Para obtenção do certificado, o participante deverá ter 75% ou mais de frequência e apresentar as atividades que serão avaliadas e aprovadas pelo IPGG. O curso tem o apoio e reconhecimento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Cidade tem três óbitos por dengue em análise, incluindo jovem de 21 anos
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Catanduva e região devem receber 17 mil doses de vacina contra dengue
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Governo alerta sobre a importância da vacinação contra a febre amarela