A Fundação Padre Albino está entrando em nova fase, com investimentos que incluem a ampliação e remodelação dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos, inseridos no estudo Design do Futuro e, através do projeto SYNC, a implantação do novo sistema de gestão em saúde Philips Tasy, que interligará em rede suas unidades de saúde.
As mudanças são esforço da Fundação para proporcionar melhor atendimento e acolhimento para pacientes, trabalhando o cuidado de ponta a ponta e facilitando a rotina de trabalho dos colaboradores, que terão acesso às informações de forma ágil e em tempo real, promovendo maior segurança do paciente, eficiência clínica e operacional e a melhoria da gestão de dados.
O novo sistema de gestão foi apresentado aos colaboradores da FPA em reunião na tarde da última terça-feira, 30 de maio, com a presença da presidente da Philips Brasil, Patrícia Frossard, do líder médico Eli Szwarc, do gerente de projetos Roberto Bragagnolo e equipe com o objetivo integrar os responsáveis e reunir os pontos mais relevantes das etapas de implantação.
O Sistema Tasy é produto Philips, que desde 2007 iniciou a mudança de tecnologias de uso comum para investir na área da saúde, tendo instituições públicas e privadas da América Latina que fazem uso do sistema, entre elas os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein.
A transição para o novo sistema inclui treinamento, qualificação e certificação dos usuários da Fundação pela Philips. O objetivo é a assertividade no fluxo, ganho de tempo, melhora na rotina profissional, integração de dados de todas as unidades, informações de confiabilidade, modernização da operação, eficiência e produtividade.
O presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes, disse que a reunião tratava assunto de extrema importância para o futuro da Fundação Padre Albino. Citou que a instituição, em seu planejamento estratégico, possui alguns pilares que visam sua sustentabilidade econômica e social, entre eles o da Tecnologia e Processos.
Reginaldo lembrou que, desde sua criação, por Padre Albino, a Fundação tem trabalhado incansavelmente para expandir e melhorar o atendimento de saúde em Catanduva e região. “O sistema de gestão Tasy, da Philips, representa um marco importante em nossa jornada rumo à excelência no atendimento. Com ele, teremos a oportunidade de otimizar nossos processos, melhorar a comunicação entre as diferentes áreas da Fundação e, acima de tudo, proporcionar cuidado ainda mais eficiente e personalizado aos nossos pacientes”.
O SISTEMA
“A Philips olha para o futuro desenvolvendo produtos que façam diferença na vida das pessoas e a saúde sempre vai ter a necessidade da prestação de serviços”, contou a CEO Patrícia Frossard, frisando que o software Tasy está há mais de 16 anos operando na gestão de mais de 1.500 clientes espalhados pelo mundo todo. “Um produto genuinamente brasileiro a possuir a certificação emitida pela SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde”.
O sistema, que também engloba o prontuário de atendimento do paciente, assegura a privacidade, integridade e a confidencialidade das informações, segundo o líder médico da Philips, Eli Szwarc. “Nosso programa possibilitará a rastreabilidade segura de todo o atendimento em saúde do paciente de forma permanente e sem perda de dados. Nos preocupamos em ter esse olhar mais humanizado, mas com segurança, qualidade e eficiência. Isso dá mais tranquilidade ao cliente e ao profissional envolvido”, frisou.
A usabilidade, a conexão de dados, a redução de tempo e o envio de dados on-line entre as unidades de saúde da Fundação Padre Albino serão um dos benefícios do novo sistema de gestão. “Mais do que um projeto de implantação, lideramos o processo de transformação digital e todos receberão treinamento para utilizar o software”, exaltou Roberto Bragagnolo, gerente de projetos, ao apresentar cronograma para implantação e transição de sistemas.
A previsão de virada de chave da primeira etapa, no Padre Albino Saúde, em 1º de janeiro de 2024. O projeto na Fundação Padre Albino será acompanhado pelo coordenador de Tecnologia da Informação, Ronaldo Delalibera Cardoso.
MAIS BENEFÍCIOS
O sistema oferecerá controle integrado de todas as etapas de tratamento do paciente. “Nossos profissionais terão grandes benefícios em sua jornada profissional, evitando retrabalho, proporcionando controles, como de estoque, facilidade no SAME, otimizando o trabalho do setor de faturamento, fornecendo relatórios e dashboards detalhados com segurança e confiabilidade nas ações. Tudo isso de forma prática, automatizada e simplificada, facilitando nossa gestão”, destacou Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da FPA.
Cristiane Procópio de Oliveira, diretora de Educação da FPA, disse que o objetivo é manter a referência em educação na área da saúde, preparando profissionais da saúde competentes e comprometidos. “A área de educação é fundamental para a formação e desenvolvimento desses profissionais que entrarão no mercado de trabalho. O sistema Tasy trará uma série de benefícios ao possibilitar integração eficiente e gestão completa das informações acadêmicas”.
No âmbito financeiro, o diretor Administrativo e Financeiro, Heliton Benetelli, destacou a visão abrangente e integrada do software nas diferentes áreas da organização, “permitindo gestão eficiente dos recursos, melhor análise dos indicadores de desempenho e tomada de decisão embasada em informações precisas e atualizadas”.
TODOS UNIDOS
O presidente do Conselho de Administração da FPA, José Carlos Rodrigues Amarante, encerrou a reunião com gerentes e gestores, convocando e confiando a todos o sucesso dessa inovação. “É importante estarmos todos unidos nesse início de transição. Os pacientes atendidos de Catanduva e região merecem atendimento eficiente, assim como fez nosso patrono Padre Albino por 46 anos, dedicando a dar sempre o que havia de melhor. Hoje, 50 anos depois da sua morte, estamos levando seu legado de forma mais arrojada, segura e comprometida”.
Autor