Considerado um dos maiores encontros da cultura popular brasileira, o Festival do Folclore de Olímpia chega, em 2025, a sua 61ª edição que será realizada de 2 a 10 de agosto. O prazo foi aberto na segunda-feira, dia 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Santos Reis, considerada uma das manifestações culturais mais conhecidas no mundo.
Assim, os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site da Prefeitura, com acesso pelo site https://tinyurl.com/InscricoesFEFOL2025, até o dia 4 de fevereiro de 2025.
Poderão participar grupos folclóricos, parafolclóricos e artístico-culturais locais, regionais e nacionais que desenvolvam atividades na área da dança e música, incentivando o folclore e a arte popular brasileira.
O grupo deverá preencher a ficha de inscrição, com as informações gerais e anexar, obrigatoriamente, no campo específico da ficha de inscrição, as informações solicitadas no formulário online. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
A seleção dos grupos que farão parte do evento ficará a cargo da Comissão Organizadora, considerando os critérios estabelecidos no regulamento e primando pela valorização da diversidade cultural, com o objetivo de abranger o maior número de regiões brasileiras representadas.
A quantidade de grupos selecionados para participar da edição de 2025 será definida pela comissão, atendendo à proposta de programação do evento. Os selecionados serão informados via contato telefônico e/ou e-mail fornecido no ato da inscrição, até 20 de fevereiro, devendo a confirmação de participação ser efetivada pelo grupo até 10 de março.
O EVENTO
A Estância Turística de Olímpia, oficialmente Capital Nacional de Folclore, realiza, todos os anos, no mês de agosto, sua festa maior que reúne a cultura popular de todo o Brasil. O Festival do Folclore de Olímpia – Fefol tem o objetivo de preservar a cultura brasileira, recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos de todas as regiões do país, que mostram sua riqueza, costumes e tradições, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna”, o popular Recinto do Folclore.
A programação do festival conta, além de apresentações de danças e folguedos folclóricos, com palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, minifestival, exposição de artesanato, festival de violeiros, culinária brasileira, desfile, atividades em escolas e nas ruas e muito mais.
“O Festival do Folclore é a riqueza cultural de Olímpia e também de todo o Brasil. Aproveitamos essa data festiva, em que se comemora o Dia de Santos Reis, para marcar a abertura das inscrições. Como Capital Nacional do Folclore, temos a missão de preservar a cultura dos grupos de locais e da cultura brasileira e é nosso compromisso, enquanto poder público, preservar essa história”, declarou Geninho Zuliani, prefeito de Olímpia.
Autor