A fase 2 do ReConecTAR - Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência, iniciativa conjunta da Johnson & Johnson, do Hospital Sírio-Libanês e do Institute for Healthcare Improvement, foi apresentada à equipe da Enfermaria SUS – Ala Verde do Hospital Emilio Carlos, setor piloto, onde o projeto será implantado.
Junto de outras 100 instituições que prestam serviços ao sistema público de saúde selecionadas, o projeto visa aumentar a percepção de participação dos colaboradores em decisões que afetam diretamente o trabalho na enfermaria, sejam de valor e significado pessoal e de bem-estar físico e psicológico, tendo como foco melhorar a resiliência da força do trabalho assistencial.
A apresentação aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto com exposições de slides explicando o objetivo do projeto e dinâmica em grupo para a compreensão do que é resiliência.
“O ReConectar, com certeza, nos mostrará que a alegria no trabalho é possível, mesmo perante os desafios diários. A ausência de alegria no trabalho, além de afetar o envolvimento e a satisfação dos colaboradores, influencia a experiência do usuário, a qualidade do atendimento, a segurança do paciente e o desempenho de toda a instituição. Estamos entusiasmados com o que vamos aprender”, disse a coordenadora de enfermagem e gestora do projeto Ana Laura Ribeiro Flores, que também tem a responsável técnica de enfermagem Marina Pádua Durante como líder do projeto.
Segundo a gerente de RH da Fundação Padre Albino e representante da instituição junto ao projeto, Tatiane Kratuti Devitto, “o piloto acontece nas unidades indicadas, mas toda a equipe do complexo hospitalar da FPA estará envolvida no mesmo propósito”.
A fase 2 do ReConectar tem duração de 12 meses, de agosto de 2022 a julho de 2023, e as atividades são 100% gratuitas e online.
Autor