Exercícios respiratórios auxiliam na recuperação da gripe e da Covid-19
Coordenadora da Anhanguera apresenta técnicas que fortalecem a musculatura pulmonar
Foto: DIVULGAÇÃO - Exercícios de respiração ajudam a fortalecer musculatura pulmonar
Por Da Reportagem Local | 14 de março, 2022

Doenças respiratórias, como a H1N1, a H3N2 e a Covid-19, podem gerar algum tipo de comprometimento pulmonar e debilitar a qualidade de vida de pacientes mesmo após a recuperação. Pesquisa mostram que a maioria das pessoas internadas por conta do coronavírus continuam a apresentar sequelas meses após a alta. Exercícios de respiração feitos em casa auxiliam no fortalecimento do corpo e ajudam a prevenir essas complicações.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, professora Gabriela Mariotoni Zago, os procedimentos são capazes de melhorar a oxigenação sanguínea, promover a mobilização de secreções, assim como trabalhar na expansão dos pulmões.

“Embora não impeçam novas contaminações, existem técnicas manuais e recursos instrumentais indicados para manter a função pulmonar adequada e desobstruir as vias aéreas superiores e inferiores”, afirma a docente.

A fisioterapeuta alerta que nada substitui a avaliação de um profissional especializado e que quadros mais graves não devem ser negligenciados. Para recuperação de casos simples, a professora indica três exercícios fisioterapêuticos respiratórios, que podem ser realizados em séries de dez repetições, até duas vezes por dia.

INSPIRAÇÃO EM TRÊS TEMPOS

Para esse exercício, é indicado que o oxigênio seja inspirado em três intervalos, até que seja absorvido o máximo de ar possível. “Para ajudar na execução, podemos abrir os braços aos poucos, em três tempos, acompanhando cada respirada e segurar por dois segundos”, ensina.

A atividade leva o pulmão até sua capacidade total e, consequentemente, gera ventilação de áreas que não são atingidas ao respirar normalmente.

RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

“Com uma mão no tórax e a outra no abdômen (na altura do umbigo), nós vamos controlar a inalação e permitir a movimentação apenas da barriga”, orienta Gabriela, que explica que o diafragma é o principal músculo da respiração. “Além disso, essa atividade pode diminuir a frequência cardíaca, o que combate o estresse e permite que o praticante fique mais calmo”, acrescenta.

BORBULHAR

Com o auxílio de um copo com água e um canudo, é possível mobilizar secreções que se encontram nas regiões inferiores do pulmão por meio da vibração provocada por borbulhamento. “Após inspirar e segurar o oxigênio por três segundos, a pessoa que faz o exercício deve expirar todo o ar pelo canudo para fazer bolhas durante o máximo de tempo possível, a fim de carrear as substâncias presentes no peito”, explica.

Se a força da atividade provocar tontura constante, é preciso interromper e procurar por um profissional.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade