O trabalho de conclusão de curso “HPV e o conhecimento de universitários do sexo masculino” foi premiado em 1º lugar na modalidade oral de pesquisa em Ciências Biológicas e da Saúde do curso de Enfermagem da Unifipa, no XII Congresso de Iniciação Científica (CIC), I Congresso de Extensão Universitária (CEU) e XI Workshop de Pós-Graduação (WPG), no mês passado.
O estudo foi apresentado pelas estudantes Fabíola Augusta Borges Vinhando e Beatriz Conceição de Azevedo, sob orientação da professora doutora Paola Alexandria Pinto de Magalhães, docente dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unifipa.
“É uma temática inovadora, pois o homem é o vetor do HPV, que causa o câncer de colo de útero, além do câncer de pênis, podendo gerar amputação. Daí a importância de trazer para o conhecimento do homem, sobre métodos de prevenção e contágio”, ressalta Fabíola.
O papilomavirus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que infecta peles e mucosas de homens e mulheres. É definido como uma IST, ou seja, infecção sexualmente transmissível, que pode evoluir para um quadro cancerígeno em pessoas de ambos os sexos.
Ele provoca o aparecimento de verrugas em orgãos genitais masculinos e femininos, existindo mais de 200 tipos, sendo 20 deles ligados diretamente ao câncer de colo de útero e de pênis. A literatura aponta que o homem é o principal vetor da doença.
“Por isso a importância da pesquisa, para observar o conhecimento da população universitaria do sexo masculino sobre o assunto. O resultado da pesquisa identificou que apesar de os universitários do sexo masculino terem certo conhecimento sobre o HPV, a grande parte não tomou a vacina contra o HPV na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, que é gratuita pelo SUS. Além disso, demonstrou que muitos deles desconheciam os sintomas que o HPV pode causar”, resume a estudante do 4º ano de Enfermagem.
As pesquisadoras concluíram que um dos principais aspectos é a importância de conscientizar a população sobre a vacinação, bem como sobre os meios de prevenção, como preservativos e uma boa higiene pessoal, a fim de reduzir a taxa de transmissão do vírus.
Autor