Estoques de sangue do Hemocentro de Rio Preto entram em estado crítico
Situação é grave para todos os tipos sanguíneos; 40 instituições são atendidas com as doações feitas no local
Foto: Divulgação - Podem doar sangue homens e mulheres de 18 até 69 anos com mais de 50 kg
Por Da Reportagem Local | 20 de dezembro, 2023

Os estoques de todos os tipos sanguíneos entraram em nível crítico no Hemocentro de São José do Rio Preto. Em média, são necessárias 100 doações de sangue por dia para suprir a demanda de 40 instituições.

“As bolsas de sangue são utilizadas em diversos procedimentos, principalmente em casos emergência, como acidentes. Todo mundo pode precisar de sangue em uma situação de urgência e nunca sabemos quando isso pode acontecer, seja com a gente ou com um ente querido”, afirma a auxiliar do setor de captação de doadores, Dayane Dias.

Podem doar sangue homens e mulheres de 18 até 69 anos e que pesem mais de 50 kg. Também são aceitos doadores de 16 e 17 anos, se acompanhados de um responsável legal. A pessoa deve estar em boas condições de saúde, sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias, sem feridas ou machucados pelo corpo ou na boca.

Além disso, no dia da doação, é preciso fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem o ato voluntário, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter fumado nas últimas 2 horas e não ter feito exame de endoscopia nos últimos 6 meses.

O Hemocentro de Rio Preto fica na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, no Jardim Panorama. A instituição abre todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7 às 13 horas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (17) 3201-5151. A doação de sangue também pode ser feita no Hemonúcleo de Catanduva, que fica na rua 13 de Maio, 974, no Centro.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos