Os estoques de todos os tipos sanguíneos entraram em nível crítico no Hemocentro de São José do Rio Preto. Em média, são necessárias 100 doações de sangue por dia para suprir a demanda de 40 instituições.
“As bolsas de sangue são utilizadas em diversos procedimentos, principalmente em casos emergência, como acidentes. Todo mundo pode precisar de sangue em uma situação de urgência e nunca sabemos quando isso pode acontecer, seja com a gente ou com um ente querido”, afirma a auxiliar do setor de captação de doadores, Dayane Dias.
Podem doar sangue homens e mulheres de 18 até 69 anos e que pesem mais de 50 kg. Também são aceitos doadores de 16 e 17 anos, se acompanhados de um responsável legal. A pessoa deve estar em boas condições de saúde, sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias, sem feridas ou machucados pelo corpo ou na boca.
Além disso, no dia da doação, é preciso fazer refeições leves e não gordurosas nas quatro horas que antecedem o ato voluntário, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter fumado nas últimas 2 horas e não ter feito exame de endoscopia nos últimos 6 meses.
O Hemocentro de Rio Preto fica na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, no Jardim Panorama. A instituição abre todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7 às 13 horas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (17) 3201-5151. A doação de sangue também pode ser feita no Hemonúcleo de Catanduva, que fica na rua 13 de Maio, 974, no Centro.
Autor