Especialista aponta caminho para uso moderado de IA na educação
Foto: Divulgação - Gabriel de Oliveira diz que desafio é semelhante à educação digital pré-pandemia
Gabriel Gomes de Oliveira, membro do IEEE, ressalta a necessidade do equilíbrio para garantir a transformação no aprendizado
Por Da Reportagem Local | 10 de junho, 2025

A educação impulsionada por Inteligência Artificial (IA) pode revolucionar o aprendizado, especialmente em regiões remotas e carentes. Modelos de linguagem avançados fornecem explicações e tutoria instantânea, sendo chamados de “tutor de bolso”. Embora sistemas de aprendizagem com IA já estejam avançando – como aplicativos de idiomas que oferecem prática conversacional realista – sua expansão para escolas com poucos recursos enfrenta desafios.

Além disso, projetos pilotos demonstram resultados promissores, com tutores de IA atingindo até 88% de precisão. No entanto, estudos alertam para o uso excessivo dessa tecnologia na educação, pois estudantes que já dominam o conteúdo conseguem identificar melhor os erros cometidos por IA, como já verificado no ensino da matemática, por exemplo.

Gabriel Gomes de Oliveira, membro do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade — e professor pesquisador na Unicamp ressalta a necessidade de equilíbrio. Segundo ele, há desafios semelhantes à educação digital pré-pandemia, como a dependência excessiva da tecnologia e a redução das habilidades de pensamento crítico.

“Esse é o grande desafio. Se compararmos isso com a Inteligência Artificial generativa na educação, há alguns paralelos, mas também diferenças importantes”, pondera Oliveira, membro do IEEE. “As semelhanças incluem a dependência excessiva da tecnologia e o declínio das habilidades de pensamento crítico; as diferenças residem no fato de a IA ser um complemento, e não um substituto, e na personalização da aprendizagem, aliada à integração dos professores.”

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga