As enfermeiras coordenadoras das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulta e Neonatal/Infantil do Hospital Padre Albino, Marcela Salvador Rigoldi Kauffumann e Camila Redigolo Raymundo Bahillo, obtiveram o título de enfermeiras especialistas em terapia intensiva.
A certificação profissional foi obtida no último dia 27 de novembro, no encerramento do 28º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) 2023, em Florianópolis/SC, com a presença de mais de quatro mil profissionais do Brasil e do exterior.
“O evento nos proporcionou atualização e aprendizado relacionados à medicina intensiva adulta, neonatal e pediátrica através de conhecimentos científicos, experiência de contato com inovações da indústria, novas abordagens terapêuticas e práticas interativas”, dizem as enfermeiras.
Marcela e Camila explicam que iniciaram o processo para a obtenção do título no dia 21 de outubro, quando ambas fizeram a prova teórica pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (Abenti).
“Passamos pelo processo de seleção, que incluiu avaliação de conhecimentos teóricos e práticos; aprovadas, nos qualificamos para a etapa seguinte do processo, a prova um dia após o encerramento do congresso brasileiro”.
A avaliação exigiu que as profissionais colocassem todos seus conhecimentos em prática ao exigir que agissem em cenários realísticos de atendimento intensivo.
Para Camila o processo foi bem peculiar ao ver que foi a única participante a prestar o processo de certificação de Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do país nesta edição. "Quando cheguei, me deparei com o ambiente realístico todo montado e percebi que não haviam outros profissionais para a obtenção do título. O processo foi desafiador, mas é extremamente gratificante sermos reconhecidos e saber que estamos constantemente aprimorando nossas habilidades para melhor servir à comunidade", disse a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal/Infantil do HPA.
Com a certificação profissional, as UTIs do Hospital Padre Albino contam com coordenadoras de enfermagem especialistas e tituladas em terapia intensiva por renomado órgão com padrões internacionais de assistência emergencial, o que qualifica o atendimento de qualidade e segurança ao paciente, conforme ressaltou a enfermeira coordenadora da UTI Adulta, Marcela Salvador. "A conquista desse título é fruto de anos de dedicação à área e reflete o comprometimento em oferecer o melhor atendimento aos pacientes de 19 municípios que a Fundação Padre Albino atende."
Para a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, as UTIs do HPA dispõem de alta tecnologia para atendimento de pacientes críticos e são dotadas de estrutura assistencial que possui condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo equipamentos e recursos humanos. “A Fundação sente-se honrada em contar com profissionais que se empenham e qualificam seus trabalhos, indo ao encontro do nosso único propósito, o atendimento ao cliente.”
Autor