![](https://oregional.com.br/media/noticias/c70f50429183332ddf6db0553bdd6fcb.jpg)
A Energisa Sul-Sudeste promove, nesta sexta-feira, 7, mutirão de melhorias na rede elétrica que atende Marapoama. As atividades incluem manutenções preventivas, troca de equipamentos e podas de árvores. Simultaneamente, profissionais de segurança e voluntários visitarão estabelecimentos comerciais, imóveis e praças para conscientizar moradores e comerciantes sobre os riscos de acidentes relacionados à eletricidade.
A concessionária tem o compromisso de realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas para garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas áreas atendidas, conforme ressalta Carlos Eduardo Mariano, que é coordenador de Grandes Clientes da Energisa Sul-Sudeste.
“Este mutirão reforça o cronograma de manutenções realizado em localidades específicas. A comunidade pode ter notado um aumento na movimentação de veículos e equipes da Energisa, e é importante que saibam que estamos trabalhando para melhor atendê-los", enfatiza Mariano.
Para que as melhorias sejam assertivas, inspeções foram realizadas para verificar as condições de cabos, cruzetas, isoladores, transformadores e outros equipamentos, além de locais com necessidade de podas preventivas para remover galhos de árvores próximos à rede elétrica.
"Nosso papel como distribuidora de energia é desobstruir a rede elétrica, removendo galhos que oferecem riscos, especialmente durante chuvas intensas e ventos fortes. Esses galhos podem causar curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia", explica.
Com o apoio da tecnologia, muitos desses serviços são realizados com a rede ligada, através do trabalho em "Linha Viva", para que os clientes não sejam afetados por interrupções no fornecimento de energia durante as manutenções.
SEGURANÇA
Os riscos de acidentes envolvendo eletricidade também são abordados durante o mutirão da Energisa. Profissionais da empresa estão visitando comerciantes e moradores em diversos pontos da cidade para alertar sobre os perigos da eletricidade.
As principais orientações incluem os riscos de instalações elétricas mal-conservadas, o uso de benjamins (Ts) e adaptadores de tomadas, que podem causar sobrecarga, curto-circuito, choque elétrico e até incêndios de grandes proporções.
Autor
![](https://oregional.com.br/media/autores/28b4a7e7fee05d8c29f664368556d494.jpg)