Levantamento realizado pelo Detran.SP mostra que o número de novas Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs) emitidas com a inclusão da observação do Exercício de Atividade Remunerada (EAR) cresceu 47,3% nos últimos quatro anos, no estado de São Paulo.
Em 2019, ano anterior ao início da pandemia de Covid-19, 425.032 emissões foram contabilizadas. Já neste ano, 626.172 primeiras habilitações com a observação foram emitidas pelo Departamento Estadual de Trânsito. Ao todo, 5,6 milhões de condutores possuem o EAR na habilitação.
A inclusão da observação na CNH é necessária para motoristas que produzem renda por meio de veículos, como os motoristas de aplicativo, taxistas, motoristas profissionais, motoristas de ônibus e caminhões, além de motofretistas e mototaxistas.
Um dado significativo, entre os que já possuíam CNH, é referente ao aumento na quantidade de mulheres que adicionaram a observação do exercício de atividade remunerada no documento de habilitação, que subiu 35% entre 2019 e 2022, passando de 1.023.237 para 1.384.778.
Houve também aumento de 16% de cidadãos do gênero masculino com o EAR. Eram 3.633.117 quatro anos atrás e agora são 4.227.706 habilitados.
Alta coincide com as crises sanitária e econômica em decorrência do novo coronavírus, que refletiram no crescimento exponencial da utilização dos serviços delivery de restaurantes, entregas de produtos, além de muitas pessoas que perderam seus empregos e buscaram uma nova fonte de renda como, por exemplo, os motoristas de aplicativos.
“A pandemia fez com que as pessoas utilizassem mais os aplicativos de entrega. As empresas que contratam esses profissionais exigem que eles tenham o EAR na CNH, o que ajuda o motorista a ter novas oportunidades no mercado de trabalho”, explica Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
Autor