EMCAa começa a notificar morador a agendar vistoria em imóveis fechados
Do total de visitas programadas diariamente, o equivalente a 35% acaba pendentes de bloqueios contra criadouros
Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Se morador não estiver, notificação é emitida para que o serviço seja agendado em até 48 horas
Por Da Reportagem Local | 17 de maio, 2022
 

Mais uma estratégia para minimizar as pendências por visita casa a casa no combate à dengue. A partir de agora, se o morador não for encontrado no imóvel na hora da vistoria, uma notificação é emitida para que o serviço seja agendado em até 48 horas. O documento é preenchido pelo próprio agente e deixado na caixinha do correio. 

Atualmente, do total de visitas programadas diariamente, o equivalente a 35% acaba pendentes de bloqueios contra criadouros, condição que compromete o trabalho. “E essa pendência faz com que a ação de nebulização tenha sua eficiência reduzida”, destaca Natália Costa, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde. 

A medida passou a ser praticada há menos de uma semana. De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, 40 casas foram visitadas no último sábado, dia 14, via agendamento após a notificação.  

No papel da notificação, consta o dia em que o agente esteve no imóvel, além do número de telefone da EMCAa - Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti e aviso para que o morador agende a nova visita conforme sua disponibilidade, inclusive aos sábados. 

A notificação não significa autuação e nem incide em multa ao cidadão. A iniciativa visa chamar atenção para responsabilidades de cada um, além de dar oportunidade ao munícipe que trabalha em horário convencional de receber o auxílio dos agentes. Essa não é a primeira vez que a notificação de visita é utilizada no serviço de combate à dengue. 

BALANÇO 

Catanduva contabiliza 1.601 casos confirmados de dengue, do começo do ano até o dia 11 de maio, data do último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, mais 431 exames aguardam resultado. 

 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Treinamento impulsiona atuação de Comissão Intra-Hospitalar no HUSD
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes