O município de Embaúba completa 114 anos no próximo domingo, dia 7 de setembro, e para comemorar a cidade terá dois dias de festas. No dia 6, sábado, haverá show sertanejo com Patrycia e Manuela, conhecidas como “As meninas de Bauru”. Elas sobem ao palco às 21h.
Já no domingo, 7, a programação começa às 14h com distribuição de algodão doce e pipoca, e brinquedos gratuitos para as crianças, até as 18h. Para fechar a data, o grupo Pagode da Alegria se apresenta às 19h. Todas as atividades serão na Praça Central da cidade.
A origem de Embaúba começa no século XX, quando no local existiam apenas propriedades rurais, onde era plantado somente o necessário para sobrevivência. Os principais produtos na época eram arroz, feijão e milho, todos em pequena quantidade.
Diferente da maioria das cidades, que são fundadas para escoar produção agrícola ou recursos minerais, por exemplo, Embaúba teve como base de sua fundação a necessidade das pessoas com propriedades no local de se encontrarem com outras ao redor. Isto porque a região era mais isolada que as outras, que estavam mais perto dos grandes centros comerciais do estado.
Uma das cidades mais próximas de Embaúba era Cajobi, de onde veio o fundador do município. Balbino Rodrigues Coelho e seus filhos José, João e Joaquim abriram uma venda para se encontrarem e beberem nos finais de semana e dias santos. Começou então uma tradição de festas em todo primeiro domingo do mês, onde eram realizados terços e oferecidas prendas.
EMANCIPAÇÃO
Nascia então o pequeno povoado, cujo primeiro nome foi Vila Coelho, devido ao sobrenome do fundador, e Vila Albuquerque a partir de 1912, em homenagem ao prefeito de Jaboticabal, Bento Vieira Albuquerque. Mais tarde, em 1934, a vila se tornou distrito de Jaboticabal. Em 1935, por conta da distância do “município mãe”, passou então a ser distrito de Pirangi.
Somente em 1938 que a Vila Albuquerque se tornou distrito de Cajobi, já que distância era menor do que das cidades anteriores. Em 1944, a vila passa a se chamar Embaúba, em referência à árvore de mesmo nome. Chega-se então à data da emancipação de Embaúba, no dia 9 de janeiro de 1990. Atualmente, Embaúba tem 2.349 habitantes, conforme estimativa do IBGE.
Autor