Em Israel, padre e peregrinos da região tentam voltar ao Brasil após ataque do Hamas
O pároco de Novo Horizonte, Fábio Vieira, e outros 33 fiéis aguardam oportunidade para deixar país, que está em confronto e já registrou mais de mil mortos
Crédito: Divulgação/Redes sociais - O grupo é formado em sua maioria por moradores de Novo Horizonte, mas há também fiéis da Bahia e do Tocantins
Por Stella Vicente | 10 de outubro, 2023

O padre da Paróquia São José da Santíssima Trindade, de Novo Horizonte, Fábio Vieira, e outros 33 fiéis da região tentam voltar ao Brasil após o ataque do Hamas em Israel. O grupo chegou na cidade de Tel Aviv na última quinta-feira, dia 5, após passarem por Fátima e Lisboa, em Portugal, durante uma peregrinação.

Segundo padre Fábio, o grupo é formado em sua maioria por moradores de Novo Horizonte, paroquianos da igreja que administra, mas há também fiéis da Bahia e do Tocantins. Ele conta que estavam a caminho de Caná da Galileia quando foi informado pela guia do grupo, que é de Israel, que a parte sul do país sofreu o ataque do grupo militante Hamas.

“Conseguimos somente rezar a Santa Missa na igreja onde foi realizado o primeiro milagre de Jesus e fomos, por segurança, chamados a voltar para o hotel e ficar até segunda ordem. É uma tristeza o que está acontecendo nesse país, porém, onde estamos, no norte do país, na cidade de Nazaré, está muito tranquilo”, afirma o pároco.

Juntamente com seu grupo, ele passa a maior parte do tempo dentro do hotel. Todos foram aconselhados a ir para um bunker, um lugar de refúgio que casas e outros estabelecimentos da cidade possuem, caso uma sirene soe.

“No hotel que nós estamos há bunker no terceiro e quinto andar. Preenchemos todo formulário para regressar ao país, porém nada de respostas. Acredito que estejam ou vão priorizar os lugares mais afetados pela guerra”, relata.

Na última segunda-feira, a Força Aérea Brasileira mandou o primeiro dos seis aviões que o governo federal mobilizou para repatriar os cidadãos brasileiros que tentam sair da Palestina ou Israel devido ao conflito. O Itamaraty estima que há cerca de 1 mil brasileiros em Tel Aviv e Jerusalém interessados em voltar ao Brasil, sendo a maioria deles turistas.

“Enquanto isso estamos ficando no hotel e saindo para alguns lugares seguros, onde quem determina se podemos sair ou não é o ministério de turismo daqui. Estamos preocupados com a situação e aguardando o mais rápido possível alguma resposta do governo brasileiro, pois tememos que o lado norte de Israel possa ser atacado também”, diz padre Fábio.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 29 de novembro de 2023
Catanduvense é nomeado porta-voz do Pacto Global da ONU no Brasil
Por Stella Vicente | 10 de outubro de 2023
Em Israel, padre e peregrinos da região tentam voltar ao Brasil após ataque do Hamas
Por Da Reportagem Local | 28 de junho de 2023
El Niño pode trazer chuvas para o Sul e ocasionar seca no Norte do país