Em debate sobre imigração, escola Nestor recebe casal de peruanos
Bryan Juan e Patricia contaram experiência pessoal para estudantes em atividade do quadro do Novo Ensino Médio
Foto: Divulgação - Casal de peruanos participou dos Itinerários Formativos oferecidos pela escola Nestor
Por Guilherme Gandini | 23 de abril, 2023

Os estudantes que participam do Itinerário Formativo que trata sobre Ciências Humanas, Arte e Matemática na escola estadual Nestor Sampaio Bittencourt, de Catanduva, recepcionaram o casal de peruanos Bryan Juan Daniel Chavez Navarro e Patricia Janko Quispe. Eles participaram de um debate que trata sobre os crescentes casos de imigração como forma de mudança social.

De acordo com a professora Maristela Delduque, responsável pelo componente que trata sobre Mudanças Sociais, Demografia e Trabalho, a inserção da temática sobre imigração levou os alunos a pesquisarem os motivos para tal fenômeno acontecer.

Segundo ela, economia, condições climáticas e desastres naturais, guerras, conflitos e crises de caráter político ou socioeconômico, perseguições religiosas, étnicas e culturais formaram o ponto de partida para o levantamento das hipóteses. “A fim de solidificar ainda mais essa pesquisa, um casal de peruano compareceu à nossa sala de aula para compartilhar suas experiências tendo em vista serem imigrantes”, conta.

Os Itinerários Formativos fazem parte do Novo Ensino Médio e permitem que o aluno escolha, dentre diversas possibilidades, quais as disciplinas, projetos e oficinas que mais atendem aos seus interesses, aptidões e projetos de vida.

“Esses Itinerários Formátivos são norteados por um percurso integrador e por isso a inter-conexão da área de exatas com a área de humanas”, pontua Maristela, que atua ao lado dos professores corresponsáveis Rafael Aparecido Flávio e Carla Shizumi Horikawa.

A educadora explica que o percurso integrador entre as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias considera de forma articulada e contextualizada as habilidades específicas dos eixos estruturantes (investigação científica, processos criativos, mediação, intervenção social e empreendedorismo) das duas áreas ligadas à ideia do saber fazer.

“As abordagens integram o conhecimento produzido pelas humanidades e pela Matemática, de forma que os estudantes se reconheçam aptos para propor hipóteses e testá-las”, completa.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

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