Após ter sido idealizado e implantado no AME Catanduva, em outubro de 2015, o projeto “AME refresca a leitura” continua recebendo doações de livros, revistas de saúde, gibis e publicações literárias para abastecer a imaginação daqueles que, em poucos minutos, viajam através da leitura enquanto aguardam atendimento na unidade.
Desenvolvida pelo CIH/Centro Integrado de Humanização, GTH/Grupo de Trabalho de Humanização, com o apoio da Administração e funcionários, a geladeira de leitura tem o intuito de melhorar o ambiente e ocupar o tempo de quem espera por atendimento ou está internado na unidade.
Outro fator trabalhado nesse processo é a humanização daqueles que estão na unidade, uma vez que a iniciativa se preocupa também com o bem-estar de pacientes e acompanhantes.
“Estar numa unidade de saúde, muitas vezes é um momento de angústia e aflição. O projeto permite ao paciente ou acompanhante buscar algum tipo de paz, melhorando e humanizando ainda mais o atendimento no AME”, destacou o técnico em Segurança do Trabalho e membro do GTH da unidade, Willian Fernandes.
Para os funcionários foi instalado um nicho na sala de descanso e para os pacientes uma geladeira no hall de atendimento dos guichês, contendo livros doados. “O interessado escolhe um livro para ler enquanto aguarda o atendimento. Se quiser levar para casa deve preencher uma requisição na recepção e fica com o livro por até uma semana, podendo revalidar por mais uma semana”, explica Willian.
As doações acontecem de forma esporádica, como foi o caso do vigia Jackson Tadeu da Silva. Ele doou revista sobre saúde e livros de crônicas. “A leitura sempre esteve na minha vida, desde criança. Ela contribuiu muito para eu conhecer um mundo que eu não conhecia e espero que eles possam mudar a vida de outras pessoas”, contou Jacson.
Os itens podem ser entregues diretamente no AME Catanduva, sob gestão da Fundação Padre Albino, que funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas. A unidade fica na rua Cascata, 825, Parque Iracema.
Autor