A Prefeitura de Pindorama promoverá de quarta até sexta-feira, dias 8, 9 e 10 de maio, o chamado “fumacê” no distrito de Roberto. Segundo o prefeito Geraldo Felippe Júnior, a medida se dá em razão do alto número de casos no distrito, a fim de proteger a população da doença.
Popularmente conhecido como fumacê, o produto é um inseticida para aplicação espacial a ultra baixo volume (UBV), que combina duas moléculas (Praletrina + Imidacloprida) e solventes. O fumacê age causando uma excitação no sistema nervoso dos mosquitos após o contato do inseticida e, posteriormente, a morte deles.
Por esse motivo, o prefeito de Pindorama destaca que já foi feita a nebulização em Roberto, assim como a visita dos agentes de saúde, disponibilização de médicos e entrega de medicamentos, mas ainda assim os casos estão em alta.
“Por isso, conseguimos junto ao governo que a Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) passe o fumacê na quarta, quinta e sexta-feira em Roberto. Tem que tomar cuidado com pássaros, animais e abelhas, deixar trancados em um quarto separado, assim como as pessoas alérgicas a esse veneno”, diz Júnior, que ainda indica aos moradores que deixem janelas e portas abertas para que o veneno possa entrar e fazer o efeito desejado.
Até o momento, segundo dados do Painel de Monitoramento do estado de São Paulo, Pindorama tem 358 casos confirmados de dengue e dois óbitos em investigação até a última atualização, feita no dia 5 de maio.
Autor