Dia Internacional do Milho: nutricionista fala sobre benefícios do consumo do cereal
Segundo especialista, alimento também é fonte de diversas vitaminas
Foto: CYBERCOOK - Legenda: Milho é um alimento versátil, que pode ser ingrediente em diversas receitas
Por Myllayne Lima | 24 de abril, 2022
 

Neste domingo, dia 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Milho, a data tem como objetivo incentivar o cultivo e consumo do cereal, considerado um dos mais nutritivos do mundo.  

“O milho é rico em fibras insolúveis, vitaminas do complexo B e magnésio. Sendo assim, as fibras aumentam a sensação de saciedade além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e na absorção lenta do carboidrato, auxiliando também no controle da diabetes, além de melhorar o funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Bianca Stanquevis.  

O milho também é fonte de diversas vitaminas. “O milho possui um valor significativo de proteína vegetal, além de vitaminas antioxidantes, como a vitamina E e vitamina C, que ajudam a prevenir infecções, doenças inflamatórias, e algumas formas de câncer.” 

A nutricionista dá dicas de pratos que podem ser feitos com o cereal. “O milho é um alimento muito versátil, que pode ser consumido puro, como milho cozido ou refogado, e também pode ser ingrediente em diversas receitas, que podem ser suflê de milho, creme de milho, bolo de milho, broa de milho, além de incluir em outras preparações, como arroz temperado, sopa de legumes, saladas e macarrão, por exemplo.” 

Bianca alerta, ainda, sobre os ingredientes utilizados nas receitas. “Em casos de receitas de alto valor energético, substituir ingredientes como farinha branca por aveia em flocos, substituir a margarina por manteiga, usar leite desnatado, creme de leite leve, entre outras substituições. A pipoca de panela também uma excelente ideia de lanche da tarde e/ou noturno, rica em antioxidantes, devemos apenas tomar cuidado com o óleo e sal em excesso.” 

 

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Por Da Reportagem Local | 19 de abril de 2024
Treinamento impulsiona atuação de Comissão Intra-Hospitalar no HUSD
Por Da Reportagem Local | 18 de abril de 2024
FPA oferece Curso Internacional de Gerontologia e Geriatria às equipes