Neste domingo, dia 24 de abril, é celebrado o Dia Internacional do Milho, a data tem como objetivo incentivar o cultivo e consumo do cereal, considerado um dos mais nutritivos do mundo.
“O milho é rico em fibras insolúveis, vitaminas do complexo B e magnésio. Sendo assim, as fibras aumentam a sensação de saciedade além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e na absorção lenta do carboidrato, auxiliando também no controle da diabetes, além de melhorar o funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Bianca Stanquevis.
O milho também é fonte de diversas vitaminas. “O milho possui um valor significativo de proteína vegetal, além de vitaminas antioxidantes, como a vitamina E e vitamina C, que ajudam a prevenir infecções, doenças inflamatórias, e algumas formas de câncer.”
A nutricionista dá dicas de pratos que podem ser feitos com o cereal. “O milho é um alimento muito versátil, que pode ser consumido puro, como milho cozido ou refogado, e também pode ser ingrediente em diversas receitas, que podem ser suflê de milho, creme de milho, bolo de milho, broa de milho, além de incluir em outras preparações, como arroz temperado, sopa de legumes, saladas e macarrão, por exemplo.”
Bianca alerta, ainda, sobre os ingredientes utilizados nas receitas. “Em casos de receitas de alto valor energético, substituir ingredientes como farinha branca por aveia em flocos, substituir a margarina por manteiga, usar leite desnatado, creme de leite leve, entre outras substituições. A pipoca de panela também uma excelente ideia de lanche da tarde e/ou noturno, rica em antioxidantes, devemos apenas tomar cuidado com o óleo e sal em excesso.”
Autor