A necessidade de levar um bebê ao dentista nos primeiros dias de vida, ainda é incomum, mas muito importante, pois os cuidados e orientações devem começar desde cedo. O alerta é da odontopediatra Patrícia Corrêa, a Tia Patty, que atua há quase 15 anos em Catanduva e aproveita este Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, para reforçar a conscientização.
De acordo com a especialista, logo nos primeiros dias de vida, é muito importante realizar o teste da língua no bebê e os pais devem ser orientados sobre como estabelecer hábitos saudáveis desde a infância para fazer com que as crianças cresçam saudáveis e fujam da tão temida cárie.
“Ir a uma odontopediatra não apenas ajuda na prevenção de problemas dentários, mas também leva a uma ótima saúde bucal ao longo da vida. Visitas regulares a partir do primeiro ano permitem monitorar o desenvolvimento dental, prevenir cárie e identificar precocemente quaisquer questões”, recomenda Patrícia.
Segundo ela, quando a criança vai desde cedo ao dentista, ela cresce sem medo desse tipo de situação. “Além disso, o profissional pode fornecer orientações sobre a alimentação do bebê e a prevenção de hábitos prejudiciais”.
A profissional reforça que a odontopediatria desempenha papel essencial na saúde bucal infantil, contribuindo para sorrisos saudáveis e felizes desde a infância até a adolescência. “Investir em cuidados odontológicos adequados desde cedo é fundamental para garantir um futuro com dentes fortes e uma boa saúde bucal ao longo da vida”, completa.
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A falta de higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas provocar ou agravar outras enfermidades. A visita regular ao dentista pode reduzir esses números.
Autor