Dengue: Catanduva se prepara para período chuvoso e quente
Secretário da Saúde, Adriano César de Araújo, afirma que situação está controlada, mas reforça que cuidado deve ser frequente
Crédito: Divulgação - Para denúncias, o número do Disk-Dengue é (17) 3531-9200
Por Stella Vicente | 17 de outubro, 2023

Com foco na dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva está se preparando para o período chuvoso e quente, quando a proliferação do mosquito transmissor é mais propícia. O secretário da pasta, Adriano César de Araújo, afirma que a situação está controlada, mas o cuidado deve ser frequente.

Segundo o boletim da dengue, o número de positivos para a doença em Catanduva está diminuindo. Em julho, foram 51 positivos, ao passo que em agosto foram 20 e no mês de setembro apenas 14 casos. Até o momento, em outubro, foram 28 notificações, mas nenhum positivo confirmado.

O secretário Adriano destaca a diminuição, mas pontua que apesar de ser algo bom, já é um sinal de alerta, principalmente devido ao período que agora se inicia. “Começa agora a época de chuvas, o calor intenso, que é o período onde o mosquito se procria, o período onde começamos a ter uma circulação maior do mosquito”, diz.

Por esse motivo, ele destaca a necessidade da população ser colaborativa com os agentes da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa), recebendo-os em suas casas, além de fazerem a limpeza de recipientes que possam acumular água, olhar ralos e seguir as instruções dadas pelos profissionais.

“Nós estamos hoje com cerca de 40% das casas visitadas fechadas e isso é algo que nós podemos melhorar. As ações são feitas principalmente aos sábados, onde vamos em bairros específicos para fazer um mutirão de visitas para os agentes da EMCAa tentarem alcançar esse público. Então é extremamente importante que a população tenha consciência, receba esse agente e siga as instruções”, explica o secretário.

Dentre as ações promovidas pela EMCAa, há a questão educacional, justamente com as visitas, além de varreduras, limpezas e divulgação em veículos de informação. Também são feitas reuniões a fim de se avaliar a situação atual e traçar novas estratégias para os próximos meses. Ainda assim, Araújo afirma que a prevenção contra o mosquito que transmite a dengue é a melhor prevenção.

“Eliminando o mosquito da dengue a gente elimina também o risco do Chikungunya. Catanduva não teve nenhum caso positivo, mas cidades vizinhas sim. É uma realidade, uma ameaça que nós temos que estar olhando sempre. Então o apelo que nós fazemos hoje para a nossa população é de que colabore com os agentes do EMCAa e que colabore com a saúde do município, eliminando possíveis criadouros”, esclarece. Em caso de denúncias sobre locais com possíveis criadouros do mosquito, o Disk-Dengue é pelo número (17) 3531-9200.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Mulheres atendidas no Instituto dos Cegos fazem mutirão de mamografia
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Entenda as mudanças na vacina contra a pólio com o fim da ‘Gotinha’
Por Da Reportagem Local | 16 de outubro de 2024
Alunos da Fameca orientam idosos sobre a dieta mediterrânea