Roberto, paciente internado no Hospital Unimed São Domingos (HUSD), foi surpreendido na manhã da última quinta-feira, dia 12 de julho, quando foi levado pela equipe de enfermagem até o hall de espera no posto 1 e encontrou sua esposa, Isabel, com véu e grinalda, além do padre José Júlio Azarito, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, para celebrar a renovação de votos do casal.
Eles se conheceram em 1962 quando Roberto foi morar no mesmo pensionato que Isabel. Porém, logo após se conhecerem, ele precisou retornar a Catanduva. Os dois então começaram a namorar à distância – através de cartas – e o relacionamento perdurou ao longo de seis anos.
No dia 12 de julho de 1969, às 11h30 da manhã, Roberto e Isabel oficializaram o matrimônio e nunca mais se separaram. Devido às condições de saúde do paciente, a equipe de enfermagem e o comitê de humanização do HUSD decidiram, então, fazer uma celebração para a data tão importante.
“Comentei com as enfermeiras que, nessa semana, eu e meu marido estaríamos completando 54 anos de casados, então, com muito amor e carinho, elas prepararam essa surpresa. Eu não podia deixar de estar ao lado dele. Nunca passamos um aniversário de casamento longe um do outro”, disse Isabel.
Quando questionado sobre qual é o grande segredo para manter uma relação tão duradoura e especial como a deles, Roberto se emocionou. “Nós nunca brigamos. Nunca fomos dormir uma noite brigados. Acredito que esse é o grande segredo do nosso casamento”.
Foi uma manhã inesquecível e inspiradora para todos os presentes, organizada com carinho pelas equipes da enfermagem, comunicação e comitê de humanização da Unimed Catanduva. Histórias como as de Sr. Roberto e Sra. Isabel nos mostram que cuidar também é um ato de amor.
Autor