Começa vacinação contra a gripe nas escolas municipais de Catanduva
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil - Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação como forma de prevenção
Objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre os pequenos, facilitando o acesso à imunização
Por Da Reportagem Local | 31 de maio, 2026

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o cronograma de vacinação contra a Influenza nas escolas da rede municipal e instituições parceiras. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre as crianças, facilitando o acesso das famílias à imunização e reforçando a prevenção contra a gripe. Ao todo, a mobilização deve alcançar mais de 4 mil crianças.

A vacinação nas escolas será realizada somente mediante autorização dos pais ou responsáveis. Além disso, durante as ações, as equipes também verificam a situação vacinal das crianças. Nos casos em que forem identificadas vacinas em atraso, os pais serão orientados a procurar a unidade de saúde do bairro onde residem para atualização da caderneta.

O cronograma seguirá até junho, mobilizando equipes das unidades de saúde em dezenas de escolas. A vacinação será realizada nos períodos da manhã e da tarde, conforme a programação definida para cada unidade. Nos últimos dias, o trabalho já foi realizado nas escolas Maria Aparecida Dervelan, Virgílio, Dra. Lidionete Rossi, Albertina Baldo, Maria Áurea e Nelson Martins.

Ao longo desta semana, as equipes começam a jornada na escola Idette Couto nesta segunda-feira, data em que também serão atendidas a creches Irmã Sheila e Boa Nova. Na quarta serão atendidas as escolas Arnaldo Zancaner, Idette Couto, Maria José Brida Fedeli, Vanir Martinho Braz e Antonio Zancaner. Fechando a semana, na sexta, será a vez da escola Elissa Capuano.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação como forma de prevenção contra complicações causadas pela gripe, especialmente entre crianças. As equipes seguem trabalhando para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população à imunização.

Vacinação está liberada para todos os públicos

A Secretaria de Estado da Saúde amplia, a partir desta segunda-feira, 1º, a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos 6 meses de idade. Até então, a imunização era direcionada a grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes e pessoa com doenças crônicas. Agora ampliada, a campanha segue até o final do mês de junho.

Neste ano, São Paulo aplicou mais de 5,6 milhões de doses. “A ampliação da vacinação para toda a população acima de 6 meses é fundamental para aumentar a cobertura vacinal e reduzir a circulação do vírus influenza no estado, especialmente neste período de maior incidência de doenças respiratórias”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang.

COMO SE PREVENIR DA INFLUENZA?

Além de manter a caderneta vacinal em dia, também é fundamental seguir algumas regras de prevenção, como higienização frequente das mãos e objetos; manter o ambiente arejado; beber bastante água e manter-se hidratado; ter alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes; reforçar a imunidade; manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 31 de maio de 2026
Começa vacinação contra a gripe nas escolas municipais de Catanduva
Por Guilherme Gandini | 31 de maio de 2026
Clube Soroptimista de Catanduva completa 30 anos em defesa da mulher
Por Da Reportagem Local | 31 de maio de 2026
307 alunos matriculados na rede estadual de SP se chamam Neymar