Combate ao sedentarismo: um terço dos brasileiros não faz exercício
Comportamento impõe riscos ao coração e saúde do corpo, alerta especialista em Medicina do Esporte e Exercício do Austa Hospital
Foto: Divulgação - Sedentarismo é a principal causa de outro problema de saúde pública: a obesidade
Por Da Reportagem Local | 11 de março, 2024

Este domingo, 10 de março, é o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. No Brasil, é cada vez mais urgente combatê-lo, pois a inatividade está associada a várias doenças que elevam o risco de problemas cardiovasculares, como angina, infarto agudo do miocárdio e tromboses, ressalta Adriano Fróes, médico do Austa Hospital, pós-graduado em Medicina do Esporte e do Exercício.

O médico pontua que se tornar sedentário foi um passo importante para o ser humano, ao longo de seu desenvolvimento, porque lhe deu a possibilidade de se assentar em um lugar e usufruir dos benefícios oferecidos por esta condição, resultando no processo de civilização que presenciamos hoje.

“O que fizemos com esse estilo de vida foi o grande divisor de águas para o que encontramos hoje no ‘mundo moderno’. O sedentarismo anda de mãos dadas com uma série de circunstâncias, sendo a inatividade associada hoje a pelo menos 35 comorbidades que se associam a obesidade ou não”, explica.

Artigo publicado na revista científica Circulation mostra que pessoas que passam mais de 10 horas sentadas por dia têm nível de troponina acima do normal. A troponina é uma proteína que é liberada pelas células do músculo cardíaco quando não está saudável.

Além de riscos cardiovasculares, o sedentarismo é também a principal causa de outro problema de saúde pública, a obesidade. Um em cada cinco brasileiros é obeso, segundo o Ministério da Saúde, e 30% das pessoas não fazem qualquer tipo de exercício e quem faz, faz pouco, aponta levantamento do Instituto Ipsos.

O relatório World Obesity Atlas 2022 revela que, até 2030, 7,7 milhões de crianças brasileiras estarão com sobrepeso.

A média de horas semanais dedicadas à atividade física no mundo é de 6,1 horas. No Brasil, não passa de 3 horas semanais. Esta realidade é uma das principais causas de o número de brasileiros obesos ter aumentado 72% nos últimos 13 anos.

O médico do Austa Hospital ressalta que a grande maioria das pessoas pode perder peso se incorporar exercícios físicos e um bom planejamento nutricional em sua rotina. Ele recomenda que a avaliação e o acompanhamento do paciente envolvam uma equipe multidisciplinar.

É muito importante, enfatiza Fróes, o médico respeitar a individualidade de cada paciente, sua história de vida, hábitos e preferências. “Ouvindo sempre o paciente, devemos escolher o exercício ou esporte que gostem de praticar, seja caminhada, natação, futebol ou mesmo dança. O importante é manter-se em atividade, ter vínculo com boas práticas alimentares, adotadas com a recomendação médica e de nutricionista, de preferência”, completa.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade