Combate à dengue ganha reforço de mais 30 agentes em Catanduva
Com uniforme azul, equipe temporária atuará junto ao efetivo da EMCAa nas atividades de rotina de combate ao mosquito vetor
Foto: Prefeitura de Catanduva - Nova equipe passou por treinamento no auditório da Prefeitura, na manhã de quarta-feira
Por Da Reportagem Local | 03 de fevereiro, 2023

A Secretaria de Saúde de Catanduva reforçou o serviço de combate à dengue. A partir de agora, 30 novos agentes passam a atuar junto ao efetivo da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa), nas atividades de rotina. Na soma, serão quase 90 pessoas nas ruas.

“A novidade é estratégica e visa intensificar as ações ao controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A contratação de mão de obra, ocorreu via empresa terceirizada, que tratou diretamente da seleção do novo grupo”, informou.

Inicialmente, a parceria, por tempo determinado, tem duração de três meses. Antes de sair a campo, a nova equipe passou por treinamento, ministrado no auditório da Prefeitura, na manhã da quarta-feira, dia 1º de fevereiro.

Na ocasião, os novos agentes foram recebidos pelo prefeito Padre Osvaldo, que ressaltou a importância do trabalho em equipe. “Vamos agir, preventivamente, contra a dengue. A equipe tem papel fundamental de orientar moradores e alertar sobre os perigos da doença.”

Diferentemente dos agentes de endemias da EMCAa, que atuam com camiseta amarela, o grupo de apoio tem uniforme azul. Todos estão identificados com crachás e utensílios de trabalho.

MAIS AGENTES

Ao mesmo tempo, está em andamento concurso público para agentes de endemias. Ao todo, 11 vagas devem ser preenchidas. As provas objetivas foram aplicadas no último domingo, dia 30 de janeiro, e o gabarito foi divulgado na terça-feira, dia 1º de fevereiro.

EPIDEMIA

O ano de 2022 marcou uma das mais graves epidemias de dengue da história de Catanduva. Foram confirmados 3.721 casos, mas há 37 exames pendentes do último trimestre. O ano de 2015 lidera o ranking, com 10.714 casos oficialmente confirmados e 36 óbitos. Em segundo lugar aparece a epidemia de 2019/2020, com 3.275 e 7.407 casos, respectivamente, e 19 mortes.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos