O Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino precisa, com urgência, de doações. Atualmente, o estoque disponível é suficiente para apenas três dias para alimentar os bebês internados. Camila Redigolo, enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Banco de Leite Humano, explica que, em média, são consumidos cinco litros de leite todos os dias.
Assim, são necessários 100 litros por mês para suprir a demanda e deixar um estoque seguro. O leite é ofertado para recém-nascidos da UTI Neonatal ou bebês que não conseguem ser alimentados pelas mães.
“Em média, são atendidas 40 crianças por mês, porém, esse dado pode sofrer alteração devido ao número de internações, o quadro clínico e o tempo de permanência dessas crianças. O leite doado é exclusivo para os bebês internados nas unidades neonatais do Hospital Padre Albino”, diz.
O leite materno é um alimento completo que fornece nutrientes em quantidades adequadas ao bebê, assim como proteínas, vitaminas, minerais, componentes para hidratação e proteção imunológica contra doenças infecciosas. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Um pequeno frasco com 200 ml de leite materno é capaz de alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso.
Por essa razão, qualquer quantidade de leite doado pode ajudar bebês internados. Caso uma mulher esteja amamentando e queira doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que está localizado no Hospital Padre Albino e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.
O local conta com uma equipe de multiprofissionais. A coleta domiciliar do leite materno é realizada duas vezes na semana e passa por rigoroso controle e processo de qualidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3311-3076.
Autor