Com estoque baixíssimo, o Hemonúcleo de Catanduva precisa de reforço de todos os tipos sanguíneos negativos e, também, B+. As reservas de sangue operam em condições de escassez. Para mudar esse quadro e evitar o desabastecimento, o Hemonúcleo atenderá no aniversário de Catanduva.
“Os tipos sanguíneos negativos e B+ estão em situação crítica entre 20% e 30% do nosso consumo mensal. Dia 14 aniversário da cidade, abriremos normalmente, inclusive no feriado do final de semana, só não abriremos na sexta feira”, explica a enfermeira Natália Colombo.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml. Uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.
“Uma bolsa de sangue dá origem a quatro hemocomponentes. São eles, o concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. E, cada paciente, dependendo da necessidade precisa de um tipo de hemocomponentes, ou seja, uma única bolsa pode salvar até quatro vidas”, completa a enfermeira.
O Hemonúcleo de Catanduva funciona das 7h às 13h e está localizado na avenida Treze de Maio, 974, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3522-7722.
Autor