Com Blitz da Saúde, FPA faz ações de conscientização no Outubro Rosa
Foto: Comunicação/FPA - Em todas as atividades houve sorteio de brindes e oferta de 20 exames de mamografias às participantes
Foram realizadas palestra, roda de conversa, orientações com a ‘mama amiga’ e a Caminhada pela Vida
Por Da Reportagem Local | 28 de outubro, 2025

Em alusão ao Outubro Rosa, o Grupo de Apoio ao Trabalhador/GAT e o setor de Medicina do Trabalho da Fundação Padre Albino realizaram várias atividades do projeto Blitz da Saúde, voltadas à informação, acolhimento e cuidado com a saúde dos colaboradores em suas unidades.

Nos dias 17 e 21 de outubro, no anfiteatro do Padre Albino Saúde e no AME Catanduva, houve roda de conversa conduzida por Silvana Doré Dias, que compartilhou sua trajetória de enfrentamento ao câncer de mama. Também no AME, no dia 22, alunos do curso de Medicina da Unifipa/Fameca promoveram palestra sobre o câncer de mama com pacientes e colaboradores, abordando aspectos do diagnóstico precoce e da prevenção.

O Recanto Monsenhor Albino e a Unifipa também receberam as ações da Blitz da Saúde com a atividade ‘Mama Amiga’, no dia 23. Com prótese realista, as colaboradoras conheceram e sentiram as possíveis alterações e densidades dos nódulos mamários.

Encerrando a programação, na sexta-feira, 24 de outubro, os colaboradores do Hospital Emílio Carlos e do setor administrativo da FPA participaram da “Caminhada pela Vida”, dando uma volta pelo complexo onde estão o Centro de Serviços Compartilhados, o HEC, o Hospital de Câncer de Catanduva e a Unifipa. A ação foi seguida de café da manhã e sessões de massagem.

A enfermeira coordenadora da Medicina do Trabalho, Ketherine Zaniboni Felice, destacou a importância e o envolvimento de todos nas ações de prevenção. “O Outubro Rosa é lembrete de que o cuidado com a saúde deve ser constante. Cada atividade realizada reforça a promoção da conscientização e incentiva o diagnóstico precoce entre nossos colaboradores”, ressaltou.

Em todas as atividades houve sorteio de brindes e oferta de 20 exames de mamografias às participantes.

AÇÃO EDUCATIVA

No dia 22, alunas do 1º ano de Enfermagem da Unifipa realizaram ação educativa no Ambulatório de Ginecologia e Mastologia do Hospital Emílio Carlos e do Hospital de Câncer de Catanduva (HCC). O objetivo foi orientar as mulheres que aguardavam atendimento sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. 

Durante a ação, as estudantes explicaram como identificar alterações no corpo e a importância de procurar atendimento médico diante de qualquer sinal suspeito.

De acordo com a enfermeira dos ambulatórios do HEC, Luana Martucheli, ações como essa são fundamentais para aproximar o conhecimento da população. “Muitas mulheres não têm acesso a informações corretas sobre a prevenção. Por meio dessas atividades conseguimos mostrar que pequenos sinais observados no próprio corpo podem fazer toda a diferença para o diagnóstico.”

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 17 de novembro de 2025
Novembro Roxo alerta para os riscos e impactos da prematuridade
Por Da Reportagem Local | 17 de novembro de 2025
Cerca de 40% da população com diabetes sofre de complicações oftalmológicas
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Casos de dengue voltam a subir na cidade; Saúde aposta em capacitação