Cirurgia a laser mais moderna do mundo é feita em hospital da região
Urologista Marcelo Cartapatti e equipe do Austa Hospital realizaram operação para tratamento de próstata aumentada em homem de 76 anos
Crédito: Divulgação - Cirurgia a laser é a mais recomendada para solucionar a hiperplasia benigna de próstata
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro, 2023

Mais um exemplo dos avanços da tecnologia na medicina em benefício dos pacientes. O urologista Marcelo Cartapatti e equipe do Austa Hospital, de Rio Preto, realizaram, no dia 6 de outubro, cirurgia com utilização de laser de última geração para tratamento de próstata aumentada em homem de 76 anos, morador de Bady Bassitt.

Na segunda-feira seguinte, apenas três dias após o ato cirúrgico, o paciente teve alta hospitalar, uma das vantagens deste procedimento chamado enucleação de próstata com Thulium laser, considerado o mais moderno do mundo para esta finalidade.

O procedimento foi realizado também pelo urologista Felipe Pugliese, do Hospital Brigadeiro, de São Paulo. Atualmente, essa cirurgia a laser é a mais recomendada para solucionar a hiperplasia benigna de próstata, como é chamado o aumento desta estrutura interna do aparelho reprodutor dos homens.

Cartapatti explica que a cirurgia é realizada através da uretra, ou seja, sem cortes, permitindo que seja minimamente invasiva e rápida. “Até pouco tempo atrás, este procedimento era feito por cortes no abdome. Esta nova técnica é realizada pela uretra, utilizando o laser Thulium, e tende a ser mais resolutiva e duradoura, ou seja, o paciente, à medida que a idade avança, dificilmente sofrerá novamente com crescimento futuro da próstata.”

Outra vantagem é que a cirurgia a laser consegue remover maior quantidade de tecido da próstata do que a técnica convencional via uretral (ressecção endoscópica de próstata), conhecida popularmente como “raspagem”. Outro benefício importante aos pacientes é a recuperação mais rápida para retorno a suas atividades. Enquanto a cirurgia convencional demanda cerca de 15 dias, o paciente operado a laser está apto em três ou quatro dias.

A DOENÇA

A hiperplasia prostática benigna (HPB) ou aumento benigno da próstata é uma das doenças mais frequentes em homens acima dos 40 anos, sendo mais prevalente a partir dos 50 anos. A maioria dos homens com essa condição necessita de tratamento devido à compressão exercida pelo adenoma em torno da uretra, dificultando a passagem da urina, causando incômodo e dor ao paciente.

Os sintomas mais comuns da HPB são o aumento da frequência urinária, episódios de urgência para urinar, a necessidade de levantar-se à noite para urinar, o enfraquecimento do jato urinário e a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, que atrapalham a rotina e a qualidade de sono do paciente.

A cirurgia de enucleação prostática a laser resulta na remoção da parte da próstata que comprime a uretra, promovendo uma melhora importante na qualidade de vida do paciente.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade