Cinco tipos de sangue estão com estoque crítico no Hemonúcleo local
Doadores das tipagens O+, AB+, O-, A- e B- são mais do que necessários; demais tipagens estão em estado de alerta, mas é necessário que a doação continue
Crédito: Divulgação - Atendimento no Hemonúcleo de Catanduva é de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas
Por Stella Vicente | 07 de janeiro, 2024

O Hemonúcleo de Catanduva está com cinco tipagens sanguíneas em estado crítico no momento. Trata-se do estoque de O+, AB+, O-, A- e B-, cujos doadores são mais do que necessários. Já as demais tipagens estão em estado de alerta, mas é necessário que a doação continue, visto que podem entrar em estado crítico também.

Natália Colombo, enfermeira responsável pela unidade, afirma que um dos principais motivos para essa falta são as festas de fim de ano, com suas intercorrências, e também a diminuição de doadores.

“Estamos com uma demanda alta, por conta de acidentes e as intercorrências das festas de final de ano. Na última semana já começamos a sentir uma diminuição no número de doadores. Vieram cerca de 20 doadores em um dia, 15 no outro, então já estamos sentindo essa falta de doadores logo na primeira semana. Esse estoque provavelmente já vai começar a sofrer um pouco para próxima semana, por conta da diminuição dos doadores, que a gente já está percebendo”, relata Natália.

Com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O atendimento no Hemonúcleo de Catanduva é feito de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas, inclusive em feriados. O endereço é rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva. O telefone para informações é (17) 3522-7722.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade