Desde sua criação em 1995, a Cia da Casa Amarela realiza o Projeto Teatro/Escola em Catanduva, na região e em todo o país. A iniciativa terá mais uma edição nesta terça-feira, 25, com direito a sessão dupla da peça “Vincent - por um toque de amarelo” para alunos da escola municipal Prof. José D’Oliveira Barreto. As apresentações serão na parte da manhã, às 8h30 e 10 horas.
O projeto consiste em levar estudantes ao teatro ou apresentar os espetáculos nas escolas. Ao longo dos 27 anos da Casa Amarela, milhares de crianças de escolas públicas e particulares assistiram às produções da premiada cia catanduvense, despertando o gosto pelo teatro e cultura – inclusive nas cidades portuguesas de Porto, Braga e Arcos de Valdevez, em 2009.
Segundo a companhia, muitos desses alunos tornaram-se pais e hoje levam seus filhos para assistirem o trabalho dos atores, diretores e produdtores de teatro e audiovisual Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues; outros despertaram para a carreira artística e educadores se inspiraram e continuam utilizando as peças do casal em sala de aula como complemento curricular.
Embora já trabalhe uma nova produção para 2023, a Cia da Casa Amarela não abandona as montagens anteriores do repertório, justamente por sua atemporalidade.
Após a pandemia, retomou o projeto de forma presencial e com força total. Diversas escolas têm realizado parceria e entre as peças mais pedidas estão “Candim”, sobre Cândido Portinari; “A Menina na Janela”, sobre Cecília Meireles; “La Vie en Rose”, sobre guerra e esperança; “Um Outro Lugar”, sobre refugiados; “Nina e Carambola”, sobre diferenças e amizade, e “Vincent – por um toque de amarelo”, sobre Van Gogh. Essa última está em cartaz há 23 anos.
VINCENT
“A peça sobre Van Gogh – como as outras – esta cada vez mais atual, sensibilizando as gerações atuais com sua história da menina fechada em seu próprio mundo e que descobre as cores de Van Gogh, despertando para vida nova, mais colorida, mais luminosa e intensa”, explicam os atores, que também assinam a dramaturgia e direção do espetáculo.
Premiada com o APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), “Vincent” estreou na capital paulista, no Teatro Cacilda Becker, com enorme reconhecimento de crítica e público.
“Naquele período, não havia qualquer produção teatral voltada para crianças e adolescentes que abordasse temas como dessa peça. Falar de Van Gogh, de depressão, de amizade e superação eram temas comuns em teatro para adultos. A Cia da Casa Amarela surgiu com uma proposta extremamente diferente e inovadora, inspirando cias teatrais de todo o país, e mesmo no exterior, a aprofundarem suas montagens, sem perder a poesia, o lúdico, o encantamento”, complementam Drika e Carlinhos.
Autor