A Prefeitura de Catanduva anunciou nesta segunda-feira, 3, novas medidas para reforçar o enfrentamento à dengue no município. Conforme previsto no plano de contingência da Secretaria Municipal de Saúde, com a alta do número de atendimentos, foi tomada a decisão de abrir um Centro de Hidratação para garantir atendimento adequado à população.
A unidade funcionará no prédio do Caps, localizado na rua Pará, esquina com a Paraíba. O espaço atenderá pacientes com sintomas da doença das 16 às 22 horas, podendo ter o horário ampliado conforme a demanda, inclusive aos finais de semana. A previsão é que o centro de hidratação inicie o atendimento quarta ou quinta-feira, dependendo dos detalhes de montagem.
Além disso, segundo a Saúde, os pontos de hidratação nas unidades de saúde foram reforçados para garantir atendimento ágil a quem precisar.
Paralelamente às medidas de assistência, a Prefeitura tem investido na prevenção e combate ao Aedes. Nesta semana, teve início a entrega de materiais educativos para alunos da rede pública municipal, conscientizando crianças sobre os riscos da dengue e incentivando a participação da comunidade na eliminação de criadouros.
Nos próximos 15 dias, Catanduva deverá receber estações disseminadoras de larvicida, conhecidas como armadilhas de mosquitos. A iniciativa é uma parceria com a Fiocruz e o Ministério da Saúde, e coloca Catanduva entre as poucas cidades do estado a contar com esse equipamento, ao lado de São José do Rio Preto e Votuporanga.
NOVO TÉCNICO
Outra novidade anunciada é a chegada do biólogo Benedito Costa, que assume como responsável técnico da Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa). Com vasta experiência na área da saúde, ele terá papel fundamental no monitoramento das arboviroses, além da organização e liderança das equipes de combate ao mosquito.
Autor