Catanduva vacina grupos prioritários contra nova subvariante da Covid
Quem ainda não tomou nenhuma dose do imunizante, também têm a oportunidade de receber a vacina atualizada
Foto: Sesa/PR - XBB 1.5 e sublinhagens vêm em segundo lugar no ranking de causadoras de infecções
Por Guilherme Gandini | 06 de junho, 2024

A Secretaria de Saúde de Catanduva recebeu doses da vacina contra a Covid-19 atualizada para a cepa XBB 1.5, subtipo da variante Ômicron. O novo imunizante está disponível para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas imunocomprometidas e com comorbidades.

Além disso, quem ainda não tomou nenhuma dose do imunizante contra a Covid também têm a oportunidade de receber a vacina XBB. Essa iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção da comunidade contra o vírus e suas variantes.

Segundo a Saúde, as novas doses estão disponíveis no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o antigo Postão, e nas unidades de saúde dos bairros Gavioli, Vila Soto, Parque Glória III, Jardim Imperial e Santa Rosa (esta até finalizar a reforma da USF do Solo Sagrado).

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, de 1º de janeiro até 17 de maio, foram registradas 3.298 confirmações da doença. Os dados também apontam oito óbitos de pacientes com comorbidades, sendo três homens e cinco mulheres com idades entre 68 e 97 anos, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

VARIANTES

A variante XBB 1.5 tem grande capacidade de mutação, e as cepas em circulação já são bem diferentes da original, identificada em 2019 em Wuhan, na China.

Estudos mostram que pessoas que receberam apenas as primeiras versões das vacinas têm menos anticorpos contra linhagens mais recentes. Daí porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia recomendado a atualização do imunizante. Ainda assim, vale lembrar que todas as vacinas em uso protegem contra formas graves da doença e mortes.

Desde o início do ano, segundo a Agência Einstein, há um predomínio no Brasil da variante JN.1, segundo informe técnico do Ministério da Saúde divulgado em maio. A cepa XBB 1.5 e suas sublinhagens vêm em segundo lugar no ranking de principais causadoras de infecções.

PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Centro de Especialidade Médicas, antigo Postão - Centro

USF Dr. José Rocha - Av. Caxias do Sul, 850, Gavioli

UBS Dr. José Barrionuevo - Rua Pirajuí, 1.171, Vila Soto

UBS Enf. Diomar José dos Santos - Rua Guariba, 913, Glória III

USF Dr. Athos Procópio de Oliveira - Rua Camanducaia, 200, Imperial

USF Dr. Armindo Mastrocola - Rua Mococa, 355, Santa Rosa

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Médico alerta que pedra na vesícula atinge até 20% da população adulta
Por Da Reportagem Local | 19 de junho de 2024
Unimed Pela Vida reúne colaboradores no Hemonúcleo de Catanduva
Por Guilherme Gandini | 18 de junho de 2024
Catanduva confirma mais duas mortes por dengue e chega a seis no ano