O 1º Congresso de Direito Médico será nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de outubro, reunindo grandes nomes do Direito e da Medicina. Será a oportunidade para quem deseja aprimorar conhecimentos em um importante debate nas áreas de ciências jurídicas e médicas. A realização é da Unifipa, OAB-SP e OAB Catanduva, por meio da Comissão de Direito Médico.
Quem abre os trabalhos é a advogada Juliana Hasse, no dia 30, quinta-feira, em palestra que abordará a Inteligência Artificial. Ela é sócia do escritório JHasse Assessoria Jurídica, advogada há cerca de 24 anos, com MBA em gestão empresarial com ênfase em Saúde, especializada em Direito Médico e Hospitalar, Direito da Saúde, Dados em Saúde e Inteligência Artificial em Saúde.
Além disso, é presidente da Comissão Estadual de Direito Médico e da Saúde da OAB-SP, docente convidada da Faculdade Mackenzie do Rio de Janeiro e da Pós-Graduação em Direito Médico do Curso Damásio. Membro efetivo do Conselho Estadual de Saúde do Tribunal de Justiça de SP, ainda atua como palestrante e escritora de artigos de livros sobre Direito Médico e Telemedicina.
A segunda palestra da noite de quinta-feira será ministrada pelo advogado e professor universitário Paulo Younes, especialista em Direito Médico pela Universidade de Coimbra, e terá como tema “Direito penal médico: a culpa e o dolo no contexto dos crimes sexuais”. Ele é mestre em Direito das Relações Sociais, especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, especialista em Direito da Medicina e membro do Instituto Miguel Kfouri Neto de Direito Médico e da Saúde.
Na sexta-feira, dia 31, a palestra inicial abordará a “Terminalidade da Vida” e será conduzida pelo médico intensivista e professor do curso de Medicina da Unifipa/Fameca, Jorge Luís dos Santos Valiatti. Ele é especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva, mestre e doutor pela Unifesp-EPM, e tem pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp.
A segunda palestra, com a mesma temática, será ministrada por Ana Cláudia Brandão de Barros Correia, juíza de Direito do TJPE, mestre e doutora em Direito pela UFPE com estágio de doutorado na Queen Mary University of London, pós-doutora pela Universidade de Salamanca, Espanha e ocupante da cadeira 49 da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas.
Na data, a terceira palestra será do advogado Cléber Vaccari, com o tema a “Responsabilidade Civil Médica”. Ele tem aperfeiçoamento em Direito do Trabalho e especialização em Direito das Obrigações. É sócio-fundador do escritório NVNS Sociedade de Advogados com atuação preponderante na área da saúde.
COMO PARTICIPAR
O Congresso de Direito Médico será realizado no Campus São Francisco da Unifipa, situado na rua do Seminário, 281, no São Francisco. Informações e inscrições: 17 3521-4828.
Autor