Catanduva tem quase 53% de sua área avaliada regular para lavouras
Foto: Paulo Kurtz - Terras foram avaliadas pela Embrapa e IBGE considerando suas qualidades naturais
Na região, Catiguá aparece com 99%, enquanto Ariranha tem apenas 9%, segundo a Embrapa
Por Guilherme Gandini | 06 de junho, 2025

O Mapa de Aptidão Agrícola das Terras do Brasil, atualizado com nova versão pela Embrapa Solos e o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas revela que Catanduva tem 52,91% de sua área classificada com aptidão regular para lavouras. Além disso, 34,74% têm aptidão restrita e, portanto, nenhum metro quadrado foi considerado com aptidão boa, segundo a pesquisa.

De acordo com a Embrapa, a versão atualizada do Mapa de Aptidão Agrícola fornece análise regional do potencial das terras para uso agrícola, incluindo três níveis de manejo para lavouras e usos menos intensivos, como pastagem plantada, silvicultura e pastagem natural.

As terras foram avaliadas considerando suas qualidades naturais e a viabilidade de melhoria das condições agrícolas com uso de insumos e práticas de manejo em diferentes níveis tecnológicos.

Para as diferentes classes de solo, foram avaliadas as possíveis interações entre os atributos mais relacionados aos cinco fatores limitantes ao uso agrícola das terras: deficiência de fertilidade, deficiência de água, deficiência de oxigênio (ou excesso de água), suscetibilidade à erosão e impedimentos à mecanização, além de “impedimentos ao enraizamento” no caso da silvicultura.

Para cada um desses fatores, explicam os pesquisadores, foram atribuídos graus de limitação – nulo, ligeiro, moderado, forte, muito forte, extremamente forte e intermediários –, que expressam o grau de desvio das terras em relação a uma situação ideal.

Para cada condição de manejo especificada no procedimento metodológico adotado – níveis A, B e C – foram identificadas as classes de aptidão agrícola “boa”, “regular” ou “restrita” para o uso com lavouras dos solos. Por outro lado, caso o solo apresente condições inadequadas para exploração com culturas agrícolas, foram avaliadas as possibilidades de usos menos intensivos.

REGIÃO

Catiguá aparece com 99% de sua área enquadrada como regular para lavouras. Já Tabapuã chega a 90%. Na sequência aparecem Marapoama (78%), Santa Adélia (75%), Ibirá (74%), Itajobi (70%), Embaúba (68%), Pindorama (64%), Elisiário (54%), Novo Horizonte (54%), Novais (53%), Urupês (28%), Cajobi (28%) e Ariranha (9%). Nenhuma cidade da região tem áreas consideradas boas.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 28 de setembro de 2025
David Roger defende fim das distorções sem elevar o IPTU
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Empresas podem participar do Aeropatas e celebrar o Dia dos Animais
Por Da Reportagem Local | 28 de setembro de 2025
Homem é preso após oferecer drogas a guarda municipal de folga