A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu mais uma Avaliação de Densidade Larvária (ADL), com base em amostras coletadas durante o mês de abril. Conforme o estudo, o índice de larvas no município está em 4,9%, resultado que mantém a cidade em estado de alerta para infestação.
No primeiro levantamento, realizado em janeiro deste ano, o resultado foi 5,4%. Apesar da leve diminuição do resultado aferido, o percentual permanece elevado, bem acima do limite preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%.
Na avaliação, os agentes de endemias percorreram 6.444 imóveis. Desses, 3 mil estavam abertos para a visitação e 3.444 estavam fechados no momento da inspeção.
Os bairros com maior índice de infestação foram o Conjunto Euclides, Jardim dos Coqueiros, Jardim Oriental, Jardim Soto, Cidade Jardim, Loteamento Jorge Mauad, Loteamento Nações Unidas, Parque Iracema, Jardim Paraíso e Residencial San Remo.
Durante a avaliação, a maioria dos criadouros foram encontrados nos ralos internos e externos, bebedouros de animais, vasos de plantas, baldes, piscinas, garrafas descartáveis, plásticos, pneus, lonas, latas e depósito para construção.
REAÇÃO
Frente ao relatório, a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) irá direcionar ações e mutirões para retirada de criadouros nos bairros que apresentaram índice larvário mais alto. O órgão pede a colaboração da população para receber bem o agente de endemias.
Outra orientação é que o morador agende a visita no imóvel, em caso de notificação em residência fechada. Para agendar visitas ou fazer denúncias, o telefone é 17 3531-9200.
Autor