Catanduva recebe unidade móvel para diagnóstico de doenças do fígado
Visita da unidade móvel faz parte do projeto rotário internacional e terá como participantes os três Rotary Clubs locais
Foto: Divulgação - Van com ultra som para diagnóstico de doenças de fígado ficará estacionada no CEM
Por Da Reportagem Local | 11 de julho, 2023

A Secretaria de Saúde de Catanduva firmou parceria com a Associação de Rotarianos do Distrito 4480 para que a cidade seja atendida por uma van adaptada para diagnóstico de doenças do fígado para pacientes do SUS. A unidade volante vai percorrer várias cidades, fazendo exames, triando e mapeando a população para descobrir possíveis pacientes com doenças hepáticas.

“A grande importância desta unidade é que agora vamos fazer uma busca ativa por pessoas que possam ter doenças no fígado. E esta é a grande vantagem, já que as hepatites e outros problemas do fígado são silenciosos e quando se descobre uma doença, ela já está bem avançada”, comenta o secretário municipal de Saúde, Adriano Araújo.

Com a triagem preventiva, ele diz que será possível detectar casos antes que o paciente apresente sintomas e, com o diagnóstico precoce, evitar que ele desenvolva outras doenças secundárias ou até mesmo que precise de transplante futuramente.

A visita da unidade móvel faz parte do projeto rotário internacional e terá como participantes os três Rotary Clubs locais: Rotary Club Catanduva com a presidente Ester Neves, Rotary Catanduva Norte, com Luís Otávio Sanches, e Rotary Catanduva 14 de Abril, com Paulo Tadeu Tonello.

“O Rotary é uma associação internacional de voluntários que trabalha para promoção de ações humanitárias. Entendemos a imensa importância e diferença que este projeto fará na saúde de centenas de pessoas na região de Catanduva. Por isso, é com imenso prazer que traremos a Unidade Móvel para cidade a fim de melhorar a qualidade dos Serviços desta instituição”, pontua Maura Guerreiro, governadora assistente do Rotary Club, que coordenou o projeto.

A van ficará estacionada nesta terça-feira, 11, das 8 às 12 horas, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o antigo Postão, para realizar testes gratuitos na população. Segundo a Secretaria de Saúde, serão atendidos 10 pacientes que precisam de exame de imagem (ultrassom com doppler e eletrografia) do fígado.

TECNOLOGIA

A van é equipada com ultra som de última geração para diagnóstico de doenças de fígado e que faz eletrografia e doppler, para diagnóstico de lesões no fígado. Além disso, também é feito o exame sorológico para diagnóstico de hepatite.

Devido ao tempo reduzido, para os exames será dada prioridade no encaminhamento os indivíduos que têm histórico de doenças de fígado, ou que estão numa situação de vida que poderia levar a terem um mal de fígado, como os alcoólicos dependentes.

Já o exame sorológico de hepatite é rápido e pode ser feito em um número maior de pessoas. O atendimento é gratuito.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Médico alerta que pedra na vesícula atinge até 20% da população adulta
Por Da Reportagem Local | 19 de junho de 2024
Unimed Pela Vida reúne colaboradores no Hemonúcleo de Catanduva
Por Guilherme Gandini | 18 de junho de 2024
Catanduva confirma mais duas mortes por dengue e chega a seis no ano