A Secretaria de Saúde de Catanduva retomou a vacinação contra a Covid-19 nas seis unidades que são os pontos fixos de imunização contra a doença. A aplicação das doses estava suspensa na cidade, desde a semana passada, porque os estoques do imunizante zeraram.
O problema não foi constatado apenas em Catanduva. Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que seis em cada dez cidades brasileiras estavam sem vacina para Covid por conta da logística de distribuição do Ministério da Saúde, que é responsável por comprar as doses e repassar as secretarias estaduais de Saúde, que distribuem aos municípios conforme a demanda.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses da vacina disponíveis atualmente contra a Covid-19 são atualizadas para a cepa XBB.1.5, subtipo da variante Ômicron. A quantidade de doses recebida pelo município, entretanto, não foi informada.
O montante será dividido entre os grupos prioritários, ou seja, crianças menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas imunocomprometidas e com comorbidades. Além disso, quem ainda não tomou nenhuma dose do imunizante contra a Covid-19 também pode receber a vacina XBB.
As salas de vacinação, que atendem de segunda a sexta-feira, são as seguintes: Centro de Especialidades Médicas (CEM), antigo Postão, USF Dr. José Rocha, no Gavioli, UBS Dr. José Barrionuevo Rodrigues, na Vila Soto, UBS Enf. Diomar José dos Santos, no Glória 3, USF Dr. Athos Procópio de Oliveira, no Imperial, e USF Dr. Alcione Nasorri, no Solo Sagrado.
Autor