Catanduva prorroga campanha de vacinação contra a gripe até dia 31
Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde dos bairros e livre para todos os públicos a partir de seis meses
Foto: Governo de SP - A vacina contra a gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz
Por Guilherme Gandini | 03 de agosto, 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva confirmou nesta quarta-feira, 2, a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe até 31 de agosto. A decisão segue anúncio feito pela Secretaria de Estado da Saúde. A imunização prossegue em todos os postinhos nos bairros. A vacina protege do vírus Influenza e é liberada ao público em geral, a partir de seis meses de vida.

Desde o início da campanha, no mês de abril, foram aplicadas 25.818 doses do imunizante na cidade, sendo 20.116 em pessoas que integram os grupos considerados prioritários.

Para o público infantil, a meta é vacinar 7.252 crianças, mas foram aplicadas 1.804 vacinas, equivalente a 24,9%. No caso das gestantes, foram 321 doses para meta de 873 (36,8%). Entre os trabalhadores da saúde, 2.881 estão protegidos em um universo de 6.699 (43%). Por fim, no caso dos idosos, 11.060 estão vacinados entre 24.797 previstos, o que corresponde a 44,6%.

A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte.

Apenas em 2023, a Secretaria de Estado da Saúde já registrou 222 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação, segundo o órgão, é eficaz em evitar a evolução da doença para esses quadros mais graves.

Em 2022, foram 3.116 casos de gripe em que foi necessária a hospitalização do paciente e 339 mortes. Neste ano, foram 2.398 hospitalizações até a última semana de julho. No mesmo período do ano anterior, foram contabilizadas 1.596 internações e 266 óbitos. Apesar da queda na letalidade, o número de hospitalizações cresceu 50,2% nos sete primeiros meses de 2023.

BOX

Imunização é segura até para gestantes

A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é segura e eficaz. Como o vírus tem alta capacidade de mutação e muda suas características ao longo do tempo, é preciso se imunizar todos os anos. A cepa do vírus H1N1 usada em 2023, por exemplo, é diferente da que foi usada para produzir os imunizantes no ano passado.

Produzida com vírus inativados das três principais cepas em circulação no hemisfério sul, a vacina faz com que o organismo produza anticorpos contra a infecção e estimule a memória das células para que elas aprendam a lidar com o vírus.

Menos de 10% das pessoas que recebem a vacina desenvolvem febre, mal-estar e dores musculares. Geralmente, quem desenvolve esses sintomas está recebendo este tipo de imunizante pela primeira vez. Reações alérgicas são consideradas raras.

Para as gestantes, a vacina não apresenta qualquer risco diferente do que para o resto da população e, além dos benefícios para a mulher, estudos apontam que a proteção contra o vírus influenza foi superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês de mães vacinadas.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade