Catanduva mantém vacinação infantil contra Covid em cinco postinhos
Doses da Covid-19 pediátrica estão disponíveis nas unidades do Gavioli, Vila Soto, Parque Glória III, Solo Sagrado e Jardim Imperial
Foto: Prefeitura de Catanduva - Catanduva segue recomendações do Ministério da Saúde para vacinar contra a Covid
Por Guilherme Gandini | 05 de janeiro, 2024

A Secretaria de Saúde de Catanduva confirmou que há doses da vacina pediátrica contra a Covid-19 disponíveis nos cinco pontos tradicionais de imunização: USF Dr. José Rocha (Gavioli), USF Dr. José Barrionuevo Rodrigues (Vila Soto), UBS Enf. Diomar José dos Santos (Glória III), USF Dr. Alcione Nasorri (Solo Sagrado) e USF. Dr. Athos Procópio de Oliveira (Imperial).

O setor informou aguardar orientações do GVE - Grupo de Vigilância Epidemiológica, de São José do Rio Preto, sobre possível liberação de mais doses para abastecer todas as salas de vacina.

A partir deste ano, a vacina contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. Além disso, a imunização é recomendada em dose anual ou semestral para grupos prioritários, com 5 anos ou mais, que tenham risco de desenvolver formas graves da doença – independentemente do número de doses já recebidas.

Também poderão se vacinar, pessoas com mais de 5 anos de idade, mesmo não fazendo parte dos grupos prioritários, que não foram vacinadas antes ou receberam apenas uma dose.

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, ressalta a importância da vacinação das crianças até 2 anos de idade, grupo que não teve a oportunidade de se vacinar e nem de se expor ao vírus. “Essas crianças nasceram no momento da pandemia controlada, não tiveram exposição ao vírus e nem foram vacinadas adequadamente. Esse hoje representa um dos principais, além dos maiores de 80 anos, grupos de maior risco para hospitalização”, explica.

Quem quiser consultar sua situação vacinal, pode conferi-la pelo aplicativo ConecteSUS Cidadão. O registro de vacina também é feito no Cartão de Vacinação em papel, pelo profissional de saúde. Quem não tiver acesso ao aplicativo, pode fazer a consulta em uma unidade de saúde.

BIVALENTE

A Secretaria de Saúde de Catanduva iniciou, em dezembro, nova fase da imunização com a Pfizer Bivalente contra o coronavírus, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. Nesta etapa, podem receber a segunda dose de reforço idosos com mais de 60 anos e pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas. A dose anterior deve ter sido aplicada há pelo menos 6 meses.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade